Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Possibilidades

Hoje um amigo me perguntou se não estava mais publicando, porque não tem textos recentes no blog.
Contei a ele que ontem estava escrevendo um, quando inesperadamente meu computador travou, quando voltou a funcionar... cadê o texto? Sumiu! Não estava de jeito nenhum nos arquivos recuperados.
Você pode perguntar, por que não salvou? Por quê? Porque quando estamos escrevendo, planejando, pensando, repensando, as palavras vão fluindo, fluindo e nossos dedos parecem ter uma ligação mágica com nosso cérebro, de tal forma que o pensamento vai tomando forma, vida.
Este tomar forma é algo realmente mágico! Iniciamos um texto, podemos ter de início, um plano, uma ideia na cabeça. Quando começamos a escrevê-lo, ele vai nos mostrando a direção para onde quer ir.
Neste que você lê, talvez não enxergue esta mágica acontecendo, pois o verá acabado, formatado, concluído, diferentemente dos rascunhos, feitos à mão, dos escritores de outrora, nos quais se via o processo criativo, que se mostrava por meio de suas anotações, frases riscadas, reescritas, substituições de palavras, trechos riscados.
O computador nos trouxe possibilidades, que antes eram impensáveis! Você pode, por exemplo, ir escrevendo seu texto, salvando as diferentes versões para depois publicar a que considerar melhor. Pode também usar imagens nos seus textos, imagens gratuitas da internet, ou imagens feitas por você. Pode criar hiperlinks do seu texto para outros textos. Em português quando um texto surge a partir de outro texto, chamamos de intertextualidade. No caso do hiperlink é uma palavra, que possui um link, que direciona o leitor para outro site, outro texto, que considerar pertinente.
Você que está lendo, pode estar pensando... para onde vai este texto? Tenho caminhos possíveis, mas qual será que escolherei para concluí-lo?
Se quiser dar seu palpite, poste-o nos comentários!

Obs. Em breve publicarei a continuidade dele. Será que seu palpite estará correto? Vamos lá! Escreva-o e veremos!


Comentários

Professor Gerson disse…
Não tenho uma ideia clara sobre os caminhos que serão percorridos pela autora na conclusão deste texto. Levanto uma hipótese que me parece coerente com o que já escreveu até aqui: a cara amiga escreverá sobre a "Arte de Escrever" demonstrando que embora seja fruto da inspiração, deve-se também a transpiração, ou seja, ao trabalho árduo de reler, reescrever, editar e finalmente finalizar. Seja como for, textos são como filhos: depois de gestados, os achamos lindos e irretocáveis.

Mas, como o texto está incompleto, tal qual a história do homem que se apresentou ao sábio com um pássaro em um saco de papel, qualquer hipótese poderá ser contrariada, pois a resposta se encontra em suas mãos!

Seja como for, o texto será somente seu quando o escrever. A partir daí, o contexto dos leitores determinará qual o sentido que ele terá para a sua leitura.

É sempre um prazer ler seus textos! Obrigado por compartilhá-los!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...