Estou em fase digamos, pré aposentadoria, apesar das inúmeras plataformas existentes, toda digitalização, a nossa vida funcional caminha a passos lentos e sem vontade como diz o cantor.
Nossos documentos, portarias, são publicados na atual versão do D.O.E., mas você acessa a busca avançada e digita seu nome completo e não encontra nada atualizado. Ah, mas dizem que foi publicado! Você insiste na busca, vai pelo número do seu RG com dígito, sem dígito. Nada! Sou brasileira e não desisto! Meu nome no holerite é sem o “do”. Dígito novamente sem essas duas letrinhas. Nada!
Acho muito estranho não aparecer publicações recentes! Abro uma ocorrência questionando o órgão superior competente, que me responde que “Sim, continua sendo obrigatória a publicação da portaria”.
E isso não é tudo!
Quero saber quanto tempo me falta para me aposentar! Você poderia me dizer “Simples! Está tudo informatizado!” Só que não cara pálida! Por duas vezes recebi simulações do sistema, ambas foram impressas por órgão responsável. Da última vez após determinada pessoa ver a última simulação com meus tempos no magistério oficial me disse “Acredito que dá o tempo, mas só saberemos com os papéis!”
Até entendo a fala dele até porque até há pouco tempo, ano passado ou esse ano, faltava cerca de um ano de minha vida funcional. Meu primeiro ano: 1992! Não havia nem iniciado a informatização das secretarias escolares nessa época, o que começou a ocorrer em meados de 1995.
Com tanto tempo passado, 32 anos, não atualizaram os sistemas? Não. Porque é preciso que o ser humano tenha tempo hábil para realizar seu trabalho, quando não há seres humanos em quantidade suficiente para atender as inúmeras demandas cotidianas urgentíssimas, tudo o que não parece urgente vai ficando pra depois. Não culpo o servidor público por isso! Afinal contratação de pessoal não é da nossa GOVERNAbilidade.
Voltando à última simulação… me faltam cerca de 7 meses para dar meu tempo. Depois disso posso sair? NÃO! Os trâmites para pedir e publicar abono de permanência, depois pedir, assinar aposentadoria, ainda ficar MAIS 3 meses trabalhando aguardando a publicação. Se der tudo certo, sai até antes!
Estou pensando em juntar um tempo trabalhado em empresa privada para cobrir esses meses que faltam, mas ninguém sabe me informar se juntar esse tempo vai me prejudicar financeiramente ao me aposentar. A história é mais ou menos, vamos juntar o tempo, depois a gente vê no que vai dar!
Após trabalhar mais de 32 anos de efetivo exercício com poucas ausências, que ocorreram somente em casos de necessidade. Licenças por doença? Conto nos dedos: uma de cerca de 10 dias no primeiro ano de trabalho, que me machuquei dentro de sala de aula, após passar mal e deslocarem meu braço direito durante o socorro. Duas licenças curtas por ter contraído COVID. Licença nojo do meu pai e da minha mãe (8 dias cada). Ah! Tive uma licença acidente de trabalho quando estava convocada a trabalho durante curso em São Vicente, no qual lesionei um dos pés.
Nunca mudei muito de escola! Poderia se dizer “Nossa! Mudou tanto por isso a vida funcional está desatualizada!” Não foi meu caso!
Inocentemente achei que quando chegasse nesse período teria mais clareza sobre o que me aguarda. Mas não!
Os sistemas informáticos não nos dão as respostas. As pessoas envolvidas no processo não tem as respostas.
Será que vou ter que contratar um advogado para analisar minha vida funcional e me dar uma resposta simples e objetiva quanto a juntar ou não o tempo? Continuo
trabalhando?
Comentários