Pular para o conteúdo principal

Iluminação na fotografia

Esta semana, mais uma vez participei de uma oficina do Projeto Pontos MIS. O foco desta vez foi tratar sobre o papel da iluminação na fotografia.
Neste texto vou abordar alguns aspectos da oficina, que contribuíram para o aprendizado dos conceitos explicados pela Prof.ª Bete Savioli.
Primeiro, claro, a Professora, que é excelente especialista no assunto, trabalha na área. Professora de fotografia na USP, câmpus Maria Antonia. Trabalha com fotografia profissionalmente.
Segundo aspecto, ainda relacionado à docente, uma aula preparada com materiais visuais, que foram complementados com as explicações dela, que ampliavam a apresentação dos conceitos, bem como com a participação dos alunos.
Um terceiro aspecto, que contribui para o sucesso e aproveitamento dos alunos, é que todos estavam lá, porque gostam e se interessam por fotografia! Não pensem vocês que todos tinham mesmo nível de conhecimento, nem a mesma idade. Em geral, por serem oficinas abertas ao público, ele é sempre bem variado e com pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento. Há alunos adolescentes, jovens, adultos, terceira idade! Destes há aqueles que vão, mas nem têm máquina fotográfica, porém querem aprender e desvendar as novas tecnologias fotográficas, as máquinas digitais. Há também aqueles que fotografam por hobby, mas que já fizeram outros cursos, participaram de outras oficinas, já usam um equipamento fotográfico profissional ou semiprofissional. Mesmo com um público tão diverso as aulas ocorrem sem sobressaltos, o respeito entre os alunos é presente o tempo todo, bem como do Professor, que vai explicando, tirando as dúvidas à medida que elas aparecem.
Nestas oficinas há uma parte teórica, depois a parte prática. Desta vez não foi diferente. Após as explanações da professora, de análises de imagens, nas quais observávamos as diferentes iluminações utilizadas e o efeito conseguido pelo fotógrafo, fomos desafiados a fotografar um objeto, na própria sala, com três tipos de iluminação diferentes. Depois deveríamos sair fora do prédio e, lá fora, com a iluminação do ambiente e os recursos da máquina, também realizar fotografias com iluminações diferentes.
Um ponto importante que, para os que não tinham ou não levaram equipamento, foram oferecidas algumas máquinas digitais comuns, mas que cumpriram seu papel. Utilizei uma destas, pois saí do trabalho, fui direto para a aula, quando saí de casa, nem me passou pela cabeça colocar uma máquina na bolsa, mas isto foi bom, pois usei uma máquina sem muitos recursos, bem diferente da minha.
Após as tarefas terem sido realizadas por todos, retornamos à sala, onde todas as fotos foram carregadas no computador e foram exibidas para todos. Este momento é muito interessante, pois temos a oportunidade de ver as opções de cada um, qual objeto escolheram, que tipo de iluminação utilizaram. O grupo se utilizou de tudo que estava à mão: materiais pessoais, como óculos, caneta, celular; objetos da sala: mouse, mesa do café, jarra de vidro com água, cadeira, luminária, bolachas... enfim cada um se utilizou de sua capacidade de observação e criatividade para transformar um objeto simples em um objeto diferenciado, por meio das escolhas feitas.
Desta oficina, pode parecer chavão, mas vou relembrar, para encerrar o texto, um conceito bem popular da fotografia, que é “fotografar é escrever com a luz!”.

Abaixo algumas fotos feitas por mim durante a oficina.






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha,

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo