Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Possibilidades

Hoje um amigo me perguntou se não estava mais publicando, porque não tem textos recentes no blog.
Contei a ele que ontem estava escrevendo um, quando inesperadamente meu computador travou, quando voltou a funcionar... cadê o texto? Sumiu! Não estava de jeito nenhum nos arquivos recuperados.
Você pode perguntar, por que não salvou? Por quê? Porque quando estamos escrevendo, planejando, pensando, repensando, as palavras vão fluindo, fluindo e nossos dedos parecem ter uma ligação mágica com nosso cérebro, de tal forma que o pensamento vai tomando forma, vida.
Este tomar forma é algo realmente mágico! Iniciamos um texto, podemos ter de início, um plano, uma ideia na cabeça. Quando começamos a escrevê-lo, ele vai nos mostrando a direção para onde quer ir.
Neste que você lê, talvez não enxergue esta mágica acontecendo, pois o verá acabado, formatado, concluído, diferentemente dos rascunhos, feitos à mão, dos escritores de outrora, nos quais se via o processo criativo, que se mostrava por meio de suas anotações, frases riscadas, reescritas, substituições de palavras, trechos riscados.
O computador nos trouxe possibilidades, que antes eram impensáveis! Você pode, por exemplo, ir escrevendo seu texto, salvando as diferentes versões para depois publicar a que considerar melhor. Pode também usar imagens nos seus textos, imagens gratuitas da internet, ou imagens feitas por você. Pode criar hiperlinks do seu texto para outros textos. Em português quando um texto surge a partir de outro texto, chamamos de intertextualidade. No caso do hiperlink é uma palavra, que possui um link, que direciona o leitor para outro site, outro texto, que considerar pertinente.
Você que está lendo, pode estar pensando... para onde vai este texto? Tenho caminhos possíveis, mas qual será que escolherei para concluí-lo?
Se quiser dar seu palpite, poste-o nos comentários!

Obs. Em breve publicarei a continuidade dele. Será que seu palpite estará correto? Vamos lá! Escreva-o e veremos!


Comentários

Professor Gerson disse…
Não tenho uma ideia clara sobre os caminhos que serão percorridos pela autora na conclusão deste texto. Levanto uma hipótese que me parece coerente com o que já escreveu até aqui: a cara amiga escreverá sobre a "Arte de Escrever" demonstrando que embora seja fruto da inspiração, deve-se também a transpiração, ou seja, ao trabalho árduo de reler, reescrever, editar e finalmente finalizar. Seja como for, textos são como filhos: depois de gestados, os achamos lindos e irretocáveis.

Mas, como o texto está incompleto, tal qual a história do homem que se apresentou ao sábio com um pássaro em um saco de papel, qualquer hipótese poderá ser contrariada, pois a resposta se encontra em suas mãos!

Seja como for, o texto será somente seu quando o escrever. A partir daí, o contexto dos leitores determinará qual o sentido que ele terá para a sua leitura.

É sempre um prazer ler seus textos! Obrigado por compartilhá-los!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Visita à Fazenda Lageado - Botucatu-SP

Se você vai visitar Botucatu, cidade a 250 km de São Paulo, uma boa pedida é visitar a Fazenda Lageado, que fica ao lado do Bairro Paraíso. Essa é uma antiga fazenda de café, que mantém ainda os prédios antigos originais da fazenda: tulhas, moinhos, casa grande, hospedaria. O lugar é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois é tranqüilo, tem muito verde, rio, lagos, pássaros. A entrada da fazenda já é um cartão postal, pois parte da estrada é margeada por eucaliptos, o que deixa o local com aquele cheirinho gostoso, refresca o calor e a visão. Há um lago em frente à antiga hospedaria, onde atualmente funciona a Incubadora Tecnológica de Botucatu, muito apreciado por famílias que vêm com suas crianças, olham os marrecos, dão comida, chamam as aves que se aproximam e fazem a alegria dos pequenos. Mas se o seu objetivo é, além de visitar a fazenda, conhecer também o Museu do Café, que fica na antiga casa grande, então terá que se informar dos horários, porque aos domin