Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma
boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm
senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de
informações que temos acesso pela net.
Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como
ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se
deseja.
Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de
internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras
postagens, pedindo maiores informações.
Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia
mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta
postagem.
Como a pergunta era relacionada à Educação, irei
tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito
de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc...
Vou focar, nesta postagem, as informações
relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma
Secretaria de Educação, portanto distintas organizações do seu Sistema
educacional.
Vamos começar pelas escolas, pois é o primeiro lugar
onde devemos buscar determinadas informações sobre nossa trajetória escolar. Se
você precisa de um documento (segunda via de um histórico, histórico escolar,
declaração de que é aluno, declaração de frequência...) é lá que você poderá
solicitar esta documentação. Mas não é em qualquer escola! É na última escola
onde você estudou ou onde estuda atualmente.
Se esta escola fechou, foi extinta, ou seja, não
existe mais. Onde vai procurar estes documentos? Neste caso, deverá se dirigir
a uma Diretoria de Ensino da região onde você estudou, procurar o setor
responsável, agora chamados de Núcleos, para fazer a solicitação. Ou ainda, no
mesmo lugar, procure o Plantão da Supervisão para obter a informação a respeito
da localização do acervo documental da escola extinta.
Se você estudou até o ano 2000, tem o histórico de
conclusão do
Ensino Fundamental ou do Ensino Médio original, vai, agora, se matricular em uma faculdade, solicitaram a publicação de lauda, mas esta informação não está no verso do seu documento, também deverá se dirigir até uma Diretoria de Ensino, onde poderá solicitar a colocação das informações: data da publicação da lauda de conclusão no Diário Oficial, página, seção. Estas informações atestarão que sua vida escolar está correta, portanto pode se matricular em uma Faculdade... claro, após passar no vestibular!
Ensino Fundamental ou do Ensino Médio original, vai, agora, se matricular em uma faculdade, solicitaram a publicação de lauda, mas esta informação não está no verso do seu documento, também deverá se dirigir até uma Diretoria de Ensino, onde poderá solicitar a colocação das informações: data da publicação da lauda de conclusão no Diário Oficial, página, seção. Estas informações atestarão que sua vida escolar está correta, portanto pode se matricular em uma Faculdade... claro, após passar no vestibular!
Se você estudou e concluiu o Ensino Fundamental ou o
Ensino Médio a partir de 2001, não precisará da publicação da lauda, pois a
partir desta data foi implantado, no Estado de São Paulo, um sistema chamado
GDAE, onde são inseridos os concluintes. Estas informações do aluno constantes
neste sistema são conferidas pelo Supervisor de Ensino da Escola, bem como
todos os documentos constantes do prontuário do aluno (na própria escola),
posteriormente é publicado um número, que é colocado no histórico escolar, também
atesta que ele concluiu um destes níveis. Importantíssimo lembrar que, caso o
aluno deva algum documento para a escola, o GDAE dele não será publicado até
que ele entregue o documento na referida unidade escolar.
Qual a implicação disto? Se ele conseguir se
matricular em uma faculdade sem este número do GDAE, quando se formar, não
receberá o diploma, enquanto não houver a publicação do GDAE do Ensino Médio.
Isto vale também para alunos que cursam o Ensino Médio em uma escola, depois
fazem o Curso Técnico em outra escola, por exemplo, em uma ETEC. Como existem
cursos técnicos pós ensino médio, a conclusão de um está atrelada à conclusão
do outro.
Quem já concluiu o Ensino Médio ou o Ensino
Fundamental, mas não sabe se o GDAE foi publicado, poderá ter acesso a esta
informação rapidamente e sem custo pela internet. Dirija-se ao site www.gdae.sp.gov.br , na pagina inicial
(mais ou menos no meio da página), clique em “concluintes, nome de alunos
formados”, será redirecionado para a próxima página, onde deverá colocar seu
número de RG, clicar em pesquisar, na próxima página serão exibidas as
informações. Se estiver tudo correto, serão exibidas a publicação do número do
GDAE do Ensino Fundamental, logo abaixo a do Ensino Médio, se o aluno tiver
cursado o Profissionalizante, aparecerá um terceiro número. Esta consulta é uma
consulta pública, que pode ser feita pelo próprio interessado ou por outra
pessoa, desde que tenha em mãos o número do RG do aluno.
Se você acessou a consulta pública, não tem a
publicação de conclusão que procura, se você realmente concluiu uma das
modalidades (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Profissionalizante), precisará
entrar em contato com a Escola, verificar se você ficou devendo alguma
documentação e providenciar a entrega o mais rápido possível. Quais são os
principais documentos, que podem impedir a publicação da conclusão no GDAE? O
RG (ou carteira de identidade), certidão de nascimento ou casamento, histórico
escolar parcial (escola anterior), atualmente para os alunos do Ensino Médio, é
exigido também o CPF. Todas as cópias destes documentos deverão ser de boa
qualidade, que permitam ler, sem sombra de dúvida, as informações do aluno:
nome completo (certidão de nascimento ou casamento), número do RG, número do
CPF. Estas são as informações que são conferidas no GDAE, onde será feita a
publicação, após a devida conferência pelo Supervisor de Ensino da Escola.
Alunos que concluíram o Ensino Fundamental em outro
Estado, o médio no Estado de São Paulo, terão a publicação do GDAE somente
deste último.
Como puderam ver, caros internautas, a falta de um
documento no prontuário do aluno poderá dificultar o prosseguimento dos estudos
no Curso Superior, por isto é tão importante entregar, na secretaria da escola,
os documentos solicitados!
Caso tenha estudado há muito tempo, não se lembre a
qual Diretoria de Ensino sua ex-escola está jurisdicionada, poderá procurar
esta informação no site da SEE: www.educacao.sp.gov.br
, em “central de atendimento”, clicar em “localize uma escola”, em seguida preencher
as informações solicitadas. Caso não consiga, na mesma página há um telefone
para pedir informações.
Comentários
As escolas imprimem os históricos escolares, após conferência do Supervisor de Ensino, registram o número desta publicação para serem entregues aos alunos.
Caso você não tenha este número da publicação poderá consultá-lo no site: www.gdae.sp.gov.br , quase no centro da página inicial há um ícone “Concluintes – nomes de alunos certificados”, clicando nele você irá para uma página, onde deverá digitar o número do seu RG, com dígito, o estado de emissão do RG, clicar em pesquisar, então sairão os registros de publicação no GDAE.
Não entendi seu questionamento. Se você tem o GDAE, se tem publicação de conclusão em outro Estado... qual o seu problema? Pode esclarecer?