Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Rio Lavapés e as obras do Parque Linear em Botucatu, SP

 

Dia 22/10 p.p. resolvi sair para andar um pouco por aí e tirar algumas fotos, coisa que não fazia há bastante tempo.

Essa minha incursão foi, principalmente, margeando o Rio Lavapés, em Botucatu, parando em pontos estratégicos, onde existem pontos, nas quais poderia ficar e fotografar o entorno do local, tanto o rio acima e abaixo da ponte, quanto o entorno registrando se há muitas ou poucas casas e prédios.

O rio vem passando por obras desde o primeiro semestre de 2020 (aproximadamente), quando ocorreram fortes chuvas na cidade, que foram noticiadas na mídia, que trouxe sérios transtornos para os moradores, que duraram por meses e meses. Foram levadas, segundo notícias da época, cerca de quarenta (40) pontes entre urbanas e rurais, além de casas próximas ao rio, que foram danificadas.

As pontes foram reconstruídas pela Prefeitura (vide links de notícias da época), segundo notícias da época, que esclarecem a respeito dos recursos públicos utilizados nessas obras.

Ainda há obras nas margens do Rio, desde a ponte da rotatória da COHAB 1 (Conjunto Habitacional Humberto Popolo) até o Centro (ponto até onde fotografei). Deste ponto próximo ao Mercadão para baixo, não posso escrever como está, pois não segui adiante.

Como poderão verificar nas fotos abaixo do rio Lavapés e do entorno (ainda está em obras) há restos das obras: monturos de terra, pedaços de concreto; partes onde existem mais grama do que água. À medida que íamos descendo, sentido centro da cidade, fomos percebendo também mais lixo dentro do Rio, isso porque existe um grupo de caminhadas que realiza, algumas vezes no ano, mutirões para coletar lixo nos rios, áreas rurais. Vi todo tipo de lixo: calcinha, embalagem de presente, sacolinhas, garrafas pet. Também vi vários canos saindo de algumas casas. Fiquei me perguntando se são para escoar a água das chuvas dos referidos quintais ou se servem para outras coisas... isso quem pode verificar e esclarecer é a própria prefeitura municipal, por meio de sua fiscalização.

Pudemos verificar que nas margens, apesar desses problemas indicados, há bastante vegetação. Em toda a caminhada pude ver, próximo ao Mercadão, um pássaro tentando se alimentar. Ele até conseguiu retirar algo do rio, mas como estava longe, mesmo puxando o zoom da objetiva (máquina fotográfica) não consegui identificar o que era, se um peixe ou se algum objeto jogado nas águas.

As obras que continuam nas margens e no próprio rio são, também, vinculadas ao Futuro Parque Linear, segundo notícias veiculadas pela mídia local e pelo próprio poder público (vide links das notícias abaixo).

Será que quando essas obras finalizarem os restos da obra (grande pedaços de concreto, pedaços de tubos de águas pluviais) terra serão retirados do leito?

Os futuros usuários do Parque Linear serão conscientizados sobre o necessário respeito ao rio? Haverá lixeiras em quantidade para minimizar o problema do lixo, que provavelmente será “esquecido” pelos transeuntes durante sua caminhada? As lixeiras serão regularmente limpas evitando o transbordo e a consequente dispensa de detritos no rio?

Abaixo vídeos de vários anos para você, leitor, poder assistir e assim verificar, até agora, o andamento das obras no Rio Lavapés e obras do Parque Linear.

Abaixo também as fotos que tirei, datadas, nas quais é possível ver como está o rio e o andamento das obras.

 


































 

Vídeo sobre a Nascente do RIO LAVAPÉS:

https://www.youtube.com/watch?v=DjXIH_uuHr0 , ACESSO EM: 23/10/2023 – Vídeo feito pelo Sr. Nenê Bueno, do Memórias Botucatu. Ele foi buscar informações também sobre os motivos da cheia do Rio Lavapés (início de 2020), citada na minha postagem.

Notícias sobre as obras do Parque Linear no Rio Lavapés:

2020 - https://aestancia.com.br/noticia/5828/obra-do-parque-linear-de-botucatu-ja-recuperou-mais-de-1km-da-calha-do-rio-lavapes    

2021 - https://14news.com.br/meio-ambiente/video-mostra-detalhes-do-projeto-do-parque-linear-em-botucatu/ (Esse vídeo tem o desenho do Projeto do Parque Linear)

2022 - https://criativafm.com/obras-do-parque-linear-de-botucatu-avancam-para-segunda-etapa/

2023 - https://14news.com.br/botucatu/parque-linear-comeca-a-ser-construido-no-rio-lavapes/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...