Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Ansiedade e escutatória

 

Ontem, 02/02/2022, em uma dinâmica de acolhimento em uma unidade escolar, na qual os alunos se apresentavam e falavam um sonho, um defeito e uma qualidade, vários, nas turmas, onde estive falaram “SOU ansioso”.

Esta fala ocorreu entre alunos e alunas, em idades diversas.

Passamos por dois duríssimos anos de pandemia de COVID 19, que esperávamos que acabasse após a vacinação. Não acabou!

Os alunos, como é sabido por todos, ficaram por cerca de um ano e meio, sem aulas presenciais, no Estado onde moro, com aulas remotas, nas quais as escolas fizeram arranjos para tentar atender a todos. Aulas pelo Google Meet, Teams, atendimentos via whatsapp,  envio de materiais impressos, em parceria com algumas Prefeituras, que entregavam os materiais regularmente nas casas dos alunos da zona rural, até mesmo da área urbana. O acompanhamento via whatsapp, telefone, e-mail, redes sociais foi extremamente intensificado para que todos tivessem informações, orientações, e claro, MOTIVAÇÃO!

Mesmo com apoio de profissionais de psicologia, que faziam reuniões remotas em pequenos grupos, nem todos tiveram acesso a este apoio, seja pela falta de conexão com a internet ou conexão muito ruim (que é muito comum, apesar das propagandas das operadoras dizerem o contrário) ou por não terem tido a vontade de participar destas sessões, pois certos problemas de foro íntimo, todos têm o direito de não querer expor a um grupo, mesmo que seja de amigos ou professores e gestores.

Tenho conversado com um profissional da área da psicologia, de vez em quando, temos falado deste sentimento tão comum, neste período, tão doloroso para todos, mas em especial, mais difícil para crianças e adolescentes, que passaram a ter a morte, a perda de pessoas queridas acontecendo de forma abrupta, inesperada, sem adeus!

Neste período os jovens ficaram sem a interação social presencial, tão necessária, para o nosso crescimento e amadurecimento enquanto seres humanos sociais. Isto, esta carência de conviver, estar junto, estar perto, só demonstra o quanto a escola, os professores, os profissionais da Educação, os demais alunos são essenciais para nossa saúde mental e emocional!

É na escola que jovem encontra pessoas que o ouvem, inclusive nos seus medos, anseios, problemas, por mais que, talvez não pareça, mas sempre existiu, mesmo sem o psicólogo, este ouvir, escutar, se interessar pelo outro. Claro que, em alguns momentos, esta escuta é mais rápida, devido à própria dinâmica da unidade escolar, que também tem diversas carências não supridas pelo poder público, mas ainda assim, sempre tem alguém, que para o que está fazendo para conversar, ouvir, orientar, apoiar, fazer o que Rubem Alves chamava de “escutatória”. Este autor comentava que muita gente faz aulas, cursos de oratória, mas o que precisamos é fazer cursos de escutatória!

Esta nova ansiedade, surgida neste período, a coronafobia, já batizada, bem como comprovada com estudos realizados por instituições de renome. Apesar de já ter nome, ainda não se definiu se esta será, de fato, colocada como nova doença, nem se sabe ao certo quais são todos os sintomas.

Para muitos alunos, este ano, traz, em meio à pandemia, ainda mais mudanças, pois saíram de uma escola, onde estiveram 5, 9 anos, estudando com um ou no máximo três professores, a cada ano, a partir de agora, foram para outra escola, onde todas as pessoas, inclusive colegas de turma, são novos, o ambiente é outro, os espaços escolares também, a quantidade de professores aumentou muito, a troca de professores a cada aula também. Aliado a isto temos crianças chegando no 6º ano (antiga 5ª série) com 10 anos e que vão completar os 11 anos, em maio, junho, setembro, outubro! Parece não fazer diferença, mas faz...

O aluno com 11 anos, ainda não está na fase abstrata, portanto os profissionais que trabalharão com esta fase, com alunos cada vez mais novos, se atentar a isto, pois as matérias que exigem cada vez mais operações mentais abstratas, precisarão de mais contextualização para que o aluno,  que precisa do concreto, possa entender e avançar na sua aprendizagem.

Os alunos do Ensino Médio terão mais mudanças ainda, por conta das mudanças no curso, que a partir deste ano terão menos aulas da formação geral básica, para ter mais aulas dos itinerários formativos, que preveem novos arranjos curriculares e exigirá muita preparação e estudo dos professores, que ministrarão conteúdos que, muitas vezes, não fazem parte da sua formação acadêmica.

Além disto, há muitas escolas no estado, que também mudaram o tipo de escola, de organização de tempos escolares, de ampliação da permanência do aluno na escola, saíram de 5h30 de aulas para cerca de 7 horas.

Tantas mudanças... e a pandemia e os problemas oriundos dela continuam! E os transtornos de ansiedade e depressão também!

E o que o poder público, especificamente, a área da saúde está fazendo para atender esta demanda surgida neste período, que precisa de apoio psicológico individualizado? Se nem médicos, especialidades básicas, se conseguem consultas, quando precisamos nas unidades básicas de saúde?

 

Quer saber mais?

https://jornal.usp.br/atualidades/pandemia-pode-ter-criado-um-novo-transtorno-de-ansiedade-a-coronafobia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança