Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

 

Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe.

Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim.

Assim está acontecendo!

Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente.

Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, que estava cozinhando. Depois de alguns minutos ela perguntou se eu estava no trabalho! Perguntou para mim onde morava minhas cunhadas, irmãs, do meu marido, que ela conheceu bem, moramos próximas, nos visitávamos bastante. Em seguida perguntou de meu sobrinho, Marcelo, onde morava, se era casado, isto porque o tinha visto por mais de uma semana há poucos dias.

Do irmão mais velho não pergunta mais. Acreditamos que já o tenha apagado da memória, até porque ele visitou-a muito pouco (pouquíssimo) nos últimos 30 anos ou mais. Quem ainda está ficando, aos menos os nomes, somos nós que convivemos diariamente com ela. Ainda se lembra do meu pai, agora com ternura, diferente de quando era totalmente lúcida, quando só tinha lembranças amargas, tristes, que doíam nela e incomodavam a todos nós, pois ele já foi para outro plano há cerca de 24 anos.

É duro ver e vivenciar tudo isso! A sensação que tenho é que ela está indo aos poucos, pois a mãe dinâmica, trabalhadora, brava, reclamona não existe mais. Agora quem existe é um adulto com cabeça e atitudes de criança, muitas vezes.

Ela ainda tenta fazer coisas que fazia muito bem: lavar uma louça, limpar uma casa, guardar louças, mas o pouco que faz, faz sem método, sem o mesmo cuidado e rapidez. Mesmo assim insiste em fazer!

Frequentemente ela tenta se lembrar dos irmãos dela, a maioria mortos, tanto os mais velhos, quanto mais jovens. Vai contando nos dedos e tentando lembrar os nomes de cada um.

Para nos confortar, acho, pensamos que ela está bem. Ela está andando. Se alimentando, não muito, mas se alimenta, após bastante insistência.  Ela mesma foi restringindo a própria alimentação, segundo ela, para não engordar. Ainda tenta fazer crochê, apoiada pela cuidadora, pinta alguns desenhos. Lê a bíblia com frequência, decodificando, quase, mas ainda lê, entretanto, não sabemos se a leitura tem sequência de páginas, ou se repete as leituras por ter esquecido, se lê aleatoriamente e de forma desconexa.

Tudo isso me aflige muitíssimo!

Acho que porque sempre estive muito próxima sempre e fiz questão de estar, por questões financeiras, familiares. Sempre a apoiei, mesmo quando minhas condições não eram nada boas. Ontem mesmo ela estava falando disso que eu sempre a ajudei muito!

Assim vamos... um dia de cada vez!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Visita à Fazenda Lageado - Botucatu-SP

Se você vai visitar Botucatu, cidade a 250 km de São Paulo, uma boa pedida é visitar a Fazenda Lageado, que fica ao lado do Bairro Paraíso. Essa é uma antiga fazenda de café, que mantém ainda os prédios antigos originais da fazenda: tulhas, moinhos, casa grande, hospedaria. O lugar é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois é tranqüilo, tem muito verde, rio, lagos, pássaros. A entrada da fazenda já é um cartão postal, pois parte da estrada é margeada por eucaliptos, o que deixa o local com aquele cheirinho gostoso, refresca o calor e a visão. Há um lago em frente à antiga hospedaria, onde atualmente funciona a Incubadora Tecnológica de Botucatu, muito apreciado por famílias que vêm com suas crianças, olham os marrecos, dão comida, chamam as aves que se aproximam e fazem a alegria dos pequenos. Mas se o seu objetivo é, além de visitar a fazenda, conhecer também o Museu do Café, que fica na antiga casa grande, então terá que se informar dos horários, porque aos domin