Pular para o conteúdo principal

A ARRECADAÇÃO CAIU! SERÁ????


Ouvi, nestes dias, em uma entrevista de uma autoridade, que “a arrecadação já está caindo”!
Como não sei ficar sem pesquisar, sem buscar fontes, para não ir ouvindo e acreditando em tudo o que ouço e sair repetindo igual papagaio, fui ao site do Impostômetro e fiz duas pesquisas (abaixo).

Arrecadação do Brasil em 2020, até 26/03/2020, após quase uma semana de quarentena do coronavírus, uma semana anterior com algumas atividades profissionais sendo diminuídas, como foi o caso das escolas, ônibus em alguns municípios, entre outros.
Pesquisei o mesmo período no ano de 2019 para ver se a fala institucional correspondia aos dados públicos do impostômetro.

Usei a mesma pesquisa para o Estado de São Paulo. Por alguns motivos: moro neste Estado, vivo aqui, trabalho aqui e pago inúmeros impostos aqui. Além disto, é um, senão, o Estado com maior arrecadação de impostos do País, sendo assim, serve com um bom termômetro para corroborar ou desmentir as falas, que são jogadas diariamente nos nossos ouvidos, visando justificar cortes diversos e até mesmo manifestações contrárias a estes tipos de medidas.

Veja os dados abaixo. Depois me responda!
Houve queda de arrecadação até este momento?
BRASIL
ARRECADAÇÃO EM: 01/01/2020 A 26/03/2020



ARRECADAÇÃO EM: 01/01/2019 A 26/03/2019



SÃO PAULO
ARRECADAÇÃO EM: 01/01/2020 A 26/03/2020



ARRECADAÇÃO EM: 01/01/2019 A 26/03/2019



Agora que você visualizou os dados, vou facilitar, caso não tenha curiosidade de fazer os cálculos para achar a resposta. 
Eu fiz os cálculos!

Vamos lá! Já ouviu na televisão falar em termos como superávit ou déficit? Déficit com certeza ouviu, pois ouvimos muito na televisão! Os políticos, em geral, amam de paixão esta palavra “déficit”, que repetem como um mantra pra nós!
Sabe o que é déficit? Tenho certeza que sim!

E superávit? Já ouviu? Acho que pouco... Os políticos raramente a usam! Ouvíamos mais em reportagens em outros tempos menos bicudos, quando o Brasil exportava mais do que importava, isto gerava um superávit na balança que mede as exportações.
Está curioso pra saber a resposta? Vamos a ela!

No período comparativo informado acima entre os anos de 2019 e 2020 a arrecadação do Brasil foi positiva, aumentou, teve um superávit no total de:
22.289.596.086, 99 (22 BILHÕES, 289 MILHÕES, 596 MIL, 86 REAIS E 99 CENTAVOS)
E arrecadação de São Paulo? Será que diminuiu? O que acha?
A ARRECADAÇÃO DE SÃO PAULO CRESCEU!!!

Usamos o mesmo cálculo, simples, com o mesmo período comparativo e o resultado foi:
11.963.562.055, 17 (11 BILHÕES, 963 MILHÕES, 562 MIL, 55 REAIS E 17 CENTAVOS)
Vamos ver o ano de 2018 como foi em São Paulo?

Você pode estar achando, que se compararmos 2019 e 2018, dois anos nos quais não tivemos coronavirus, nem quarentena, seria mais justa a comparação. Fizemos esta comparação. Qual foi o resultado?

Será que em 2019, comparado com 2018, mesmo período, os valores arrecadados foram maiores, do que os arrecadados em 2020?



Também fizemos os cálculos!

Nesta comparação de 2019 com 2018, que peninha, o Estado de São Paulo arrecadou, neste mesmo período de cerca de quase três meses:
4.860.824.709, 53 (QUATRO BILHÕES, 860 MILHÕES, 824 MIL, 709 REAIS E 53 CENTAVOS)

Só mais uma pergunta: em qual dos períodos/anos comparados o Estado de São Paulo MAIS ARRECADOU IMPOSTOS?

Agora, quando ouvir nossos políticos informando cifras e mais cifras, números e mais números  e usando as palavrinhas “déficit de arrecadação”... DESCONFIE!
Se informe!

A informação é a nossa maior arma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha,

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo