Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Sobre a construção


Tenho algumas décadas vividas. E de muito aprendizado!
Tenho certo conhecimento, por exemplo, sobre construção. Não sou engenheira. Não sou arquiteta. Sou filha de um pedreiro. Pedreiro só, não. Construtor de casas! Sim, porque meu pai não sabia somente fazer massa, assentar tijolos. Ele sabia muito mais que isto! Ele não era como certos “profissionais”, que existem agora, que constroem paredes tortas! Que não sabem pintar uma parede direito! Que esquecem detalhes importantíssimos na construção como, por exemplo, encanamentos para coletar e escoar a água das chuvas! Ou ainda fazem pisos com ralos, que não entram água, pois o piso não tem caída!
Além dele tenho um irmão que trabalha com construção e reforma de casas, apartamentos.
Quem convive com estas pessoas na família e quem já, por mais de uma vez, acompanhou pedreiros trabalhando, desde que seja um bom observador, sempre aprende alguma coisa.
Não vou me aprofundar muito em termos técnicos, pois, como meus leitores são bem diversos, quero que todos entendam o que falo, porque falar para quem não entende, ou não quer entender... É dose!
Sei, por exemplo, que, na construção de uma casa, a tesoura não está na caixinha da costureira. As tesouras sustentam o telhado! São importantíssimas, pois elas recebem e distribuem o peso de toda estrutura do telhado. Se houver problemas no madeiramento das tesouras, pode ocorrer, por exemplo, o desabamento de todo o telhado, como vimos, não faz muito tempo, em uma construção pública.
Já que estamos falando no telhado... o nome vem de “telhas”. Temos então as tesouras e as telhas. Mas a telhas ficam distribuídas e encaixadas umas às outras sobre o quê? Quem sabe? Quem sabe? Sobre as ripas. Não, não é a ripa da costela! As ripas são  madeiras mais finas do que os caibros, mas que são pregadas sobre os caibros para então receber as... telhas!
Quando um telhado está com as ripas tortas, deformadas, aparecem as famosas goteiras!
Como sei disto? Vivenciei esta situação recentemente! A casa onde moro, nunca tinha sido reformada. O que acontecia cada vez que chovia? Aparecia uma nova goteira! Um dia andei até uma certa altura da rua onde moro, que é em aclive, e de lá vi claramente as deformidades do telhado!
Resolvemos reformá-lo. Meu irmão, auxiliado pelo meu marido, reformaram o telhado. Foram trocadas todas as telhas, porque as anteriores eram muito antigas, e parte do madeiramento. Tudo? Não. Só as ripas que estavam tortas, desta forma as telhas ficaram alinhadas e encaixadas, como deve ser.
Também sei o que são colunas! Não as sociais. Estas eu deixo para quem gosta de aparecer! As colunas, que servem para sustentar outros andares das edificações. E as sapatas? Não são as esposas dos sapatos. As sapatas, grosseiramente falando, são estruturas de ferro armado, quadradas, grandes, que são colocadas em buracos do mesmo tamanho delas e concretadas! Em alguns tipos de terrenos elas são imprescindíveis, pois se houver movimentação da terra, isto não causará trincas e rachaduras.
Agora vou esnobar... sei para que serve um nível! Sei usar um nível! Sei usar um metro! Sei usar um rolo de pintura... para pintar! Sei usar um martelo!
Vivi em meio a martelos, formões, pregos, plainas, níveis, serras, serrotes, cortadores de pisos, arcos de pua, makitas, discos de cortar pisos, e tantas outras ferramentas mais atuais ou mais antigas deste universo da construção.
Não. Não quero ser especialista! Também não sou uma tábula rasa!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...