Pular para o conteúdo principal

Pecados capitais das Imobiliárias



Já tive duas experiências com imobiliárias, como locadora. Já tive como locatária também. O que me interessa abordar aqui, nesta postagem, são as experiências como locadora.
Quando colocamos um imóvel para alugar é feito, pela imobiliária, um contrato de aluguel, que traz as obrigações do locados e do locatário e os direitos de ambos.
Nas minhas duas experiências recentes como locadora, em ambas as empresas, percebi, pelas ações dos responsáveis pelas imobiliárias, uma tendência muito forte de proteger e defender o locatário (inquilino) em detrimento dos direitos, constantes no contrato, e dos acordos entre as partes (imobiliária e locador)!
Na primeira imobiliária, que chamarei de A., na saída do inquilino, não foi fornecida, conforme constava em contrato, as fotos da vistoria de saída e como é exigida por lei. Cobrei várias vezes, por e-mail, e o registro desta vistoria feita pela “empresa” A. não chegavam até mim. Um dos corretores, filho(a) do dono da “empresa”, me respondeu, que ele(a) havia realizado a vistoria e que o imóvel “estava limpinho”.
Como houve a negativa, não formalizada com palavras, mas com ações em me fornecer as fotos, me desloquei até a cidade, onde se localiza o imóvel, fui eu mesma fazer a vistoria. Peguei as chaves na imobiliária e me dirigi até a casa. Não tinha uma boa expectativa sobre o que encontraria lá! Mas foi muito pior!
Vou detalhar aqui como estava o imóvel! I-MUN-DO! O armário do banheiro com pasta de dentes escorrendo, velha, grudada, de meses... Um nojo! O piso todo sujo! A parede da cozinha, de azulejos, toda cheia de buracos! A janela de um dos quartos o inquilino “queridinho” da imobiliária estourou no pontapé! A porta de entrada da casa, de madeira, ele também estourou com um potente pontapé! A porta do quarto onde o sujeito dormia com a mulher dele? ESTOURADA COM UM PONTAPÉ E LARGADA LÁ... A varanda? Deixaram toda suja e cheia, cheia mesmo, de cocô de cachorro!
Devido ao tipo de pessoa, achei melhor eu arcar com o prejuízo, uma vez que a imobiliária foi totalmente conivente com as atitudes do indivíduo!
Bom... mudei de imobiliária!
Levei o imóvel para outra, menor, cujas referências me foram dadas por uma cunhada. Chamaremos de imobiliária B.
Uma locação depois... muitos problemas!
Foi feita a vistoria de saída recentemente sim. Me enviaram as fotos. Tudo bem. Nada!
A casa foi deixada suja. Paredes até foram pintadas, mas o “cidadão” sequer cobriu as tomadas, as janelas (de alumínio anodizado, feitas por encomenda) e o box do banheiro também. Resultado? Uma porcaria! Tudo ficou com marcas enormes de tinta escorrida! Serviço feito de má vontade! Serviço de gente, que não merece o menor respeito do locador! Também deixou uma janela aberta, porque o trinco foi quebrado! O tanque da lavanderia? Um nojo! Também não entregou todas as chaves da casa! Deixou pisos sujos! O banheiro? Credo! Parecia que o piso não era limpo há muito tempo!
Reclamei à imobiliária B. Foi feita outra “limpeza”... retiraram a tinta do box do banheiro...
O que mais tive de problemas? O inquilino não pagou o valor do IPTU do ano passado, apesar de ter avisado a responsável pela imobiliária, por várias vezes, desta pendência. Também foi acordado, com esta senhora, um valor menor de aluguel, a pedido do inquilino, e a mulher cobrou o valor com aumento. Por ter feito isto, se achou no direito, de não cobrar o IPTU do inquilino. Combina-se uma coisa, mas a pessoa faz outra... Por que encheu o saco do locador se faria o que bem entendesse?
Quem paga os serviços prestados pela imobiliária? O LOCADOR, OU SEJA, O DONO DO IMÓVEL!
O que o locador espera?
Que a imobiliária faça os serviços para os quais foi paga mensalmente, além de um valor (metade ou 100% do primeiro aluguel) e também faça cumprir as obrigações do locatário, que constam no contrato de locação.
Para que existe a imobiliária?
Ela é uma prestadora de serviços, os quais estão no contrato de prestação de serviços estabelecido entre ela e o locador.
Fiz uma breve pesquisa no site da Fundação Procon SP sobre os deveres do locatário, ou seja, aquele que aluga o imóvel:
  • Pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locação legal ou contratualmente exigidos;  
  • Utilizar-se do imóvel conforme o convencionado, ou seja, de acordo com a natureza a que se destina, devendo tratá-lo com zelo;  
  • Restituir o imóvel no final da locação no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do uso normal;  
  • Comunicar ao locador o aparecimento de qualquer dano ou defeito, cuja reparação caiba a este, bem como eventuais perturbações de terceiros;  
  • Reparar os danos ocasionados no imóvel provocados por si, dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;  
  • Não alterar sem o consentimento prévio e por escrito do locador a forma interna ou externa do imóvel;  
  • Entregar ao locador os documentos de cobrança de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimação, multa ou exigência de autoridade pública, ainda que dirigida a ele, locatário;  
  • Pagar as despesas de telefone, consumo de energia elétrica, gás, água e esgoto;  
  • Permitir a vistoria do imóvel pelo locador ou por seu mandatário, mediante combinação prévia de dia e hora, bem como admitir que o mesmo seja visitado e examinado por terceiros, nos casos de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão;  
  • Cumprir integralmente a convenção de condomínio e os regulamentos internos;  
  • Pagar o prêmio do seguro fiança;  
  • Pagar as despesas ordinárias de condomínio.”
Retomando a ideia central deste texto. Quais os pecados capitais destas imobiliárias?
A meu ver:
1.    Não cumprir o contrato de prestação de serviços entre a imobiliária e o locador;
2.    Não fazer cumprir os deveres do locatário;
3.    Não cobrar do locatário os danos causados ao imóvel, ao constatar que eles ocorreram.
4.    Em relação ao item 3, se tem um jurídico, por que o setor jurídico não tomou as devidas providências? Os senhores “advogados” ficaram intimidados?
5.    Negativa das fotos da vistoria de saída.
6.    Não conferir em ambas as vistorias, a diferença entre elas: de entrada e de saída (do inquilino). Se não é para usar deste registro escrito (check list) e das fotografias para que o locatário atenda: “Restituir o imóvel no final da locação no estado em que o recebeu” ou ainda que o locatário observasse e realizasse os reparos devidos no imóvel “Reparar os danos ocasionados no imóvel provocados por si, dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;”  para que serve então? Para nada? Para brincar de serviço “profissional”? Para intimidar o locador?
7.    Não registrar, em documento próprio, o acordo sobre o valor do aluguel acordado entre o locador e a imobiliária, após pedido do locatário, ainda por cima “agir por sua conta e risco” e cobrar outro valor.
8.    Não cobrar, assim que informada, o valor do IPTU, conforme constava em contrato assinado pelo locatário e de pleno conhecimento da imobiliária.

Fonte dos textos do Procon:

http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=268 (todas as perguntas e respostas sobre locação de imóvel)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e He…

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!!
Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra.
Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup. 
Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar. 
Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça!




Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito boa, porém vale…