Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Espaço público. Público? Ou privado?

Vejo frequentemente certas paisagens urbanas, que me incomodam. Já por algumas vezes, pensei em fotografá-las e postar no Facebook ou até mesmo enviar para determinadas prefeituras. 

Certo domingo vi um destes lugares, em uma rua de uma grande cidade. Vou usá-la como exemplo aqui, mas pelas cidades do nosso País existem inúmeros exemplos de apropriação indevida do espaço público, em especial, das calçadas, que foram criadas para o livre trânsito dos pedestres.
O proprietário do estabelecimento, do local citado, foi muito além. Não sei se o mesmo tem alguma licença especial da Prefeitura do município. O estabelecimento, além de usar a calçada em frente ao local, fez mais ainda! Fez um “deck” para uso de seus clientes usando parte da rua! Que criatividade tem o brasileiro! Conseguiu ampliar o espaço construído do seu negócio, assim atendendo mais clientes, sem construir paredes, sem aumentar o prédio, mas diminuindo drasticamente o espaço público dos transeuntes e também usando o espaço dos automóveis.
No bairro onde moro tem exemplos parecidos. Tem um cidadão que construiu uma escada para acessar o andar superior de sua construção. Até aí nada de mais! Se a escada não estivesse colocada na calçada!
Tem outro. Um comerciante colocou um toldo no seu estabelecimento. Nada contra! Se o toldo não fosse tão grande, que cobrisse toda a calçada. Na verdade ele colocou uma cobertura em um espaço público!
Este não é o único. Andando mais alguns quarteirões, na mesma calçada, tem outro sujeito, que também fez o mesmo. Distribui cadeiras e mesas nas calçadas, onde ficam os usuários do estabelecimento, comodamente sentados, enquanto os pedestres têm que andar pela avenida.
O que me incomoda nisto tudo? Onde estão os fiscais das Prefeituras?
Se você estiver construindo sua casa, se a mesma tiver planta na Prefeitura, para dar andamento no habite-se e você construir uma varanda, que não existe no projeto original, lá vem o fiscal! Pode ser que não venha no início da construção, o que deveria fazer, mas virá quando você estiver concluindo-a e virá com sua pranchetinha para listar os problemas da obra!
Mas e estes caras que invadem as calçadas do centro da cidades e dos bairros? Por que os senhores fiscais tão atentos não veem tais abusos? Não veem os direitos dos pedestres sendo lesados?

Você, leitor, com certeza já deve ter visto exemplos parecidos! Se não viu, observe na sua cidade, no seu bairro! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...