Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Jornais impressos, on line, aprendizado da Língua

Atualmente com a internet, sites, blogs, se popularizou muito a palavra escrita, pois temos acesso a muito conteúdo com o toque dos dedos. Além do acesso, tudo ficou muito rápido, as notícias, os conteúdos digitais são atualizados hora a hora. Isto é bom? Temos jornais, que antes da internet, eram impressos e entregues casa a casa ou então comprados nas bancas de revistas.
Qual a diferença entre o impresso e o on line? O próprio suporte traz consigo tipos diferentes de autores e de leitores. No caso do impresso, por se ter um pouco mais de tempo até o fechamento da edição, o jornal não costumava ter muitos erros, no que diz respeito à Língua Portuguesa. No jornal impresso temos uma leitura linear, que exige determinadas habilidades do leitor.
E nos jornais on line? Leio alguns, como o UOL Notícias, Folha de S. Paulo. Nestes, por serem de grandes empresas, não é comum se encontrarem erros de escrita, concordância, ou informações absurdas ou equivocadas. Neste tipo de jornal exige-se mais uma interação entre a equipe responsável, editor, jornalista e um profissional da web, pois o texto e as informações a serem apresentadas terão um formato diferente do jornal impresso. Existem pesquisas, que dizem que os leitores de jornais on line têm um perfil diferente. Procuram a notícia e imagens.
Leio um jornal on line, da região onde moro, com frequência, pois gosto de estar informada do que ocorrer na cidade, na região. Este já surgiu com este formato, posteriormente, ganhou uma edição impressa, acredito que semanal. Pelo que soube, era uma empresa meio familiar, pequena. Não que isto seja ruim, mas diversas vezes encontrei erros no referido jornal, denominações de instituições públicas erradas ou desatualizadas.
Atualmente se percebe, pelo exposto acima, pela necessidade de ter informações e publicá-las rapidamente certo descuido com a língua escrita. Quais os prejuízos disto? A meu ver muitos.
Vamos a mais um exemplo. Na mídia televisiva, onde se dão notícias, durante a apresentação delas, por um âncora, um jornalista, na parte inferior da telinha são exibidas chamadas sobre a referida notícia. Neste caso também encontra-se com certa frequência erros, sejam de digitação, de concordância nominal, verbal.
Se já temos uma população, que segundo especialistas, lê pouco, por isto escreve mal, nos momentos de contato com a Língua escrita, ainda encontra erros, o que irá acontecer com esta massa?

Que serviço estão prestando estes órgãos, que contribuem para a Educação das pessoas e no aprendizado da Língua com estas informações deficitárias?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...