Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Leitura X redações zeradas no Enem

Há cerca de 6 anos tenho este blog, no qual, nos últimos anos, tenho feito postagens regulares sobre diversos assuntos, que recebem comentários dos leitores, elogiando, criticando ou solicitando informações. Não, não escrevi maiores informações, porque no caso em questão, são informações que estão explícitas nos textos sobre o referido assunto e nos diversos comentários respondidos anteriormente por mim.
Qual seria este assunto? Por que muitas pessoas que visitam estas postagens enviam perguntas, que poderiam ser respondidas com a leitura do próprio texto?
Tenho, se não me engano, três textos falando sobre Enem e eliminação de matérias. Eles foram escritos devido a uma necessidade, que percebi, no meu trabalho, onde muitas vezes as pessoas comparecem ou ligam para perguntar coisas, que não encontram facilmente, ou com uma linguagem mais adequada, em sites oficiais.
Recentemente, por receber perguntas, que já foram respondidas por mim, sobre este assunto, fiz um compilado de todas elas e suas respostas em uma nova postagem, objetivando com isto, que o leitor pudesse simplesmente ler as questões e as respostas, desta forma encontrar a resposta para sua pergunta. Digamos que seria uma espécie de FAQ sobre Enem e eliminação de matérias.
Esta semana recebi duas perguntas sobre este assunto, devido ao grande número de visitas, logo após a divulgação dos resultados do Enem, ocorrida na semana anterior.
Por que estou retornando a este assunto?
Porque podemos fazer dois links com outros dois temas, que abordamos em nossas conversas diárias, em especial, quando se juntam Professores conversando sobre alunos, ou ainda, quando lemos comentários de especialistas sobre leitores e leitura no Brasil.
Um destes links seria o fato de o brasileiro, em geral, ler pouco. Menos se comparado a outros países mais desenvolvidos.
O outro link seria com o fato, percebido por Docentes, que os alunos não conseguem se utilizar das inúmeras informações existentes na web, pois ao se solicitar a eles uma pesquisa, muitos simplesmente digitam o assunto no Google, em seguida, visitam a(s) primeira(s) páginas dos resultados, em seguida, copiam e colam no word, sem ao menos citar a fonte, como se o texto(?) fosse obra dele.
De posse destas duas constatações, que o brasileiro lê pouco, que o aluno não sabe pesquisar, temos os motivos pelos quais tivemos um enorme número de redações zeradas no Enem realizado em 2014.
Estas duas constatações estão interligadas. Por ler pouco o jovem não tem um vocabulário mais elaborado, por não tê-lo e também por ser imediatista, não realiza pesquisa. Copia e cola! É o jeito mais fácil de se desvencilhar da obrigação escolar, usar o tempo que sobrou para fazer outras coisas, que considera mais úteis, talvez, assistir televisão, jogar no Xbox, ficar no facebook postando conteúdos feitos por outros, ou ainda de bate papo com algum amigo, ou no whats up discutindo "como salvar o mundo”!
Se buscarmos na internet a expressão “o brasileiro lê pouco” teremos uma série infindável de textos, de diversos anos, nos quais se abordou o assunto, possíveis causas disto, as ações (?) em prol da leitura.
Se há tantos anos se discute o assunto, as causas, as propostas de solução, por que não se muda este panorama?
Segundo dados do Censo, 2013, citados pelo Jornal “O Globo”, somente 35% das escolas têm biblioteca.
Há relatos de educadores/gestores, que comprovam que, em muitas escolas, a biblioteca deixa de existir para atender a demanda, ou seja, perde-se um espaço pedagógico de imenso valor para abrir uma sala de aula, ou ainda para ser sala de reforço escolar, laboratório de informática ou outros. Não que estes espaços não sejam necessários, mas a biblioteca precisa sempre ser a “bola da vez” para ser sacrificada?
Como formar leitores sem bibliotecas e sem livros? Como está a biblioteca/sala de leitura de sua escola? Quais as atividades realizadas neste espaço visando disseminar a leitura? Com qual frequência estes acervos recebem novos livros que sejam mais atrativos ao alunado?
 Para pensarmos sobre o assunto, duas citações de Monteiro Lobato:
“Quem não lê, mau ouve, mau fala e mau vê.”
“Um país se faz com homens e livros.”

Referências dos dados sobre as Bibliotecas escolares no Brasil:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...