Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

ENEM 2014

Esta postagem é para aqueles leitores, que vêm ao blog em busca de informações atualizadas sobre o Enem e quer encontrá-las com mais facilidade e todas reunidas em um único lugar.
O site do MEC, por conter informações de muitas atividades e projetos do órgão, não facilita a navegação para aqueles que não tenham tanto conhecimento ou tanto tempo para ficar vasculhando-o buscando a informação desejada.
Para quem pretende prestar o Enem neste ano, temos as seguintes informações:
- QUANDO? DE 12 A 23∕05∕2014
O site do Inep está bem simples, auto-explicativo, pois traz as informações necessárias ao candidato em 8 passos. É interessante que o candidato leia atentamente todas as orientações destes passos antes de realizar a inscrição, pois neles são respondidas questões comuns para candidatos de primeira viagem, como: não tenho 18 anos e quero eliminar o Ensino Médio, posso?  Posso fazer o Enem se estou cursando o terceiro ano do Ensino Médio?
Acesse cada página, leia atentamente as informações, antes de ir para a próxima página da inscrição, verifique se não há nenhuma informação incorreta.
Também é importantíssimo, que após criar a sua senha de acesso, escreva-a em um papel, guarde-a, pois precisará dela para futuros acessos.
Para aqueles que têm a pretensão de fazer a certificação do Ensino Médio, ou seja, conclui-lo por meio do Enem, atente para:
- Somente poderá solicitar certificação quem não concluiu o Ensino Médio e possua 18 anos completos no primeiro dia de realização das provas.
- No caso de solicitar certificação de conclusão do Ensino Médio, indique se está cursando ou já cursou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Informe também a Unidade da Federação (Estado) e a instituição certificadora (qual secretaria da Educação).
Na parte inferior da página dos 8 passos há como fazer um download (baixar) as orientações para o computador.
Quando você acessar a página de inscrição do Enem, após ler as orientações, na primeira página terá o link para o regulamento do Enem 2014. Faça o download do documento, salve-o no seu computador ou no seu pen drive. Leia-o na íntegra, pois deverá conhecer as regras da prova.
Neste edital você encontrará informações importantíssimas para o candidato, tais como:  locais e horários; orientações para realização da prova; conferência dos dados pelo candidato; critérios para as notas, inclusive da redação; obrigações do candidato; matrizes de referência de cada matéria (habilidades esperadas do candidato a serem avaliadas nas questões); conteúdos das disciplinas integrantes da avaliação; municípios das provas; regras para avaliação da redação, etc... etc...
Como você pode ver, são muitas informações. Leia todo o regulamento, em especial, datas, horários, locais de prova, orientações para realização da prova. Respeite os horários. Se não conhece o local onde fará sua prova, vá um ou dois dias antes, veja como chegar, meios de transporte, o tempo gasto para chegar. Fazendo isto, diminuirá suas chances de chegar atrasado e perder a prova ou ter os portões fechando na sua cara!
Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia..., a Portaria que traz as regras para o Enem deste ano. Abaixo, algumas destas informações:
“O participante do ENEM interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
I - indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
II - possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
III - atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
IV - atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.”
Importante também para o candidato, quando receber o seu certificado do Enem é observar se nele constam informações sobre a publicação da certificação, conforme orienta a referida Portaria:
“Para garantir a validade do certificado de conclusão do Ensino Médio em todo território nacional, conforme disposto no § 3º do Art. 7º da Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010, as Instituições Certificadoras deverão publicar os dados de identificação dos participantes certificados, no Diário Oficial do Estado, da União ou em sistemas eletrônicos com acesso público.”
Para os candidatos residentes no Estado de São Paulo a publicação citada nesta Portaria do MEC é realizada no GDAE, onde o próprio aluno∕candidato poderá consulta-la, na página inicial, consulta pública. Basta clicar no ícone “Concluintes – nomes de alunos certificados”. Na página seguinte insira os dados solicitados e clique em pesquisar e será exibida a certificação. Imprima-a e guarde-a junto com seu certificado, caso não tenha o número da publicação impresso nele. O endereço do GDAE: www.gdae.sp.gov.br
Para os moradores de outros Estados, informe-se no site da Secretaria de Estado da Educação, de que forma é feita esta publicação e onde.

Fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...