Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Rio Paranapanema, entre Itatinga e Paranapanema

Nas últimas postagens escrevi sobre lugares visitados por mim. Acredito, por experiência própria, que perto de nós tem lugares interessantes, onde podemos nos divertir e muitas vezes sem gastar muito.
Neste final de semana conheci um destes lugares. Estou falando de Paranapanema, onde você pode ver belas paisagens às margens do Rio de mesmo nome, banhar-se nas águas do rio, não poluído, almoçar no simpático restaurante, cuja vista é o Rio e as margens de ambos os lados: Paranapanema e Itatinga, ambos os municípios na região centro-oeste do Estado de São Paulo.
Do lado de Itatinga não tem nada! Somente o final da rodovia vicinal, que termina às margens do Rio, onde fica um atracadouro para a balsa, este feito com restos de entulho, ou seja, um improviso total.
Do lado do município de Paranapanema há um pouco mais de estrutura, mas somente neste local. Se for até o centro da cidadezinha no domingo e procurar um lugar para almoçar, não vai encontrar! O único restaurante da cidade, informado por moradores, é este que fica às margens do Rio.
A balsa, segundo informações, atravessa de um lado a outro a cada hora e meia. Aqui fica outra sugestão aos Senhores Prefeitos: uma placa com os horários da balsa em cada lado do Rio seria muito útil!
A Rodovia vicinal que vai de Itatinga a Paranapanema é bem cuidada, mas muito sinuosa, o que requer muito cuidado do motorista. A vista é muito bonita!
Seria muito bom também se houvesse mais placas informativas indicando as cidades próximas, pois só as vemos nas rotatórias, fora isto não sabemos se estamos na direção certa. O que nos resta é pedir informações aos moradores!
Se quiser saber mais sobre o Rio, acesse os sites:

Vejam abaixo fotos de ambos os lados do Rio Paranapanema.










Margem do lado do município de Paranapanema


Restaurante


Detalhe da varanda do restaurante



Praia do lado do município de Itatinga
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Algumas palavras sobre a entrevista do Deputado Marco Maia no Roda Viva

Caros seguidores e internautas, nesta semana assisti um trecho do Programa Roda Viva, que está de cara nova, porque além de um visual novo, a apresentadora é a Marília Gabriela, que também participa dos debates juntamente com outros jornalistas famosos dos principais jornais. No programa citado o entrevistado era o Deputado do PT gaúcho, Marco Maia, mais novo presidente da Câmara dos Deputados, cargo que ocupará por dois anos. Porque resolvi falar deste Programa? Primeiro porque assisti, segundo porque o que vi e ouvi é digno de comentários, aconselho-os a assistir para comprovar as críticas aqui feitas. Pontos da entrevista: - o político sempre mostrava o que aconteceu "de positivo", fazendo ouvidos moucos aos questionamentos sobre corrupção, sobre a reforma milionária da Casa (mansão), onde ele morará enquanto for presidente da Câmara. - como todo político se desviava das questões polêmicas, igual ao personagem principal do filme Matrix, desviando-se das balas do inimigo. -...

José, paraplégico

Durante alguns anos trabalhei com alunos de quinta e sexta série, ainda bem crianças, dependentes do professor, alguns mais, outros menos, enviavam bilhetinhos, cartões de natal, lembrança do dia do professor. Era emocionante ver o quanto eles se transformavam do início da quinta série até o final da sexta, agora mais adolescentes, as meninas mais mocinhas, mais mulheres, os meninos também mudando, mas em ritmo mais lento. Professores que atuam com alunos dessa faixa etária, nem sempre têm o prazer de saber, como os docentes do final do ensino médio, o que cada jovem pretende fazer: casamento, filhos, profissão... Muitos deles nem se lembram dos professores do ensino fundamental, mas com o passar dos anos, nós, professores, sempre temos notícias de um ou de outro aluno: faculdade, emprego, casou, mudou de cidade, de país. Temos notícias boas, ruins, infelizmente. Uma delas martelou por muito tempo minha cabeça! Um deles, quietinho, tímido, poucas falas, poucos amigos, mas bom aluno. Se...