Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

O fenômeno dos Diários de Classe nas redes sociais


Quem não ouviu ou leu algo a respeito, deveria se informar. Se este alguém é professor, diretor ou coordenador em alguma escola, a informação sobre o assunto é ainda mais urgente e necessária!
Há algum tempo um dos canais de TV, veiculou uma matéria falando sobre uma menina de uma cidade de Santa Catarina, que abriu uma página no Facebook, intitulada Diário de Classe ... Por meio desta página, a aluna começou a postar periodicamente fotos da escola, bem como comentários a respeito dos problemas encontrados.
Depois disto, da repercussão do feito desta garota, a mídia se voltou mais ainda para o assunto. Se você quiser, basta digitar no Facebook “Diário de classe da...”, “Diário” ou ainda “Diário da EE, EMEF...”.
Algumas destas páginas são abertas a qualquer usuário do Face, outras são restritas aos “amigos” adicionados pelo administrador do Diário.
Há várias páginas, entre elas a da Escola de Santa Catarina, primeira no Brasil, onde tudo começou, mas também de São Paulo, Pernambuco...
A aluna, que iniciou este processo na internet, auxilia, quando procurada, os demais alunos interessados em montar o diário da escola onde estuda.
Não acho, como alguns comentários que li no próprio Facebook, que devamos ficar nos pautando por este ou aquele programa sem nenhuma crítica.
O que acredito é que este fato mostra a nós, que atuamos em Educação, que o jovem sabe utilizar a as redes sociais a seu favor, para exigir, cobrar seus direitos.
Quanta gente não trabalha duramente, cotidianamente em todas as escolas por este Brasil afora, luta diariamente com dificuldades, falta de apoio da comunidade, entre tantas outras, ainda sim cumpre com o papel social da Escola: ensinar.
Mesmo trabalhando arduamente, muitas vezes nem o entorno da escola, os moradores e instituições da vizinhança, sabem como, nem o quanto trabalham.
Podemos, assim como estes adolescentes, usar as redes sociais a favor da Escola, da divulgação dos projetos e ações desenvolvidas intra muros escolares.
Já existem bons exemplos no próprio Face. Diretores de escola ou coordenadores que viram o potencial desta ferramenta para divulgar, socializar o trabalho de toda a equipe escolar.
Entretanto vale lembrar que a página do Facebook, do Orkut ou do Tumblr, ou qualquer outra rede social precisa mostrar as atividades e projetos de todos, não de uma única pessoa. Deve-se ter cuidado também para não postar fotos, que exponham os alunos a situações vexatórias.
Outro cuidado importante é quem vai administrar esta página, pois ela não pode ficar em mãos erradas, de pessoas que possam denegrir a imagem da instituição ou de pessoas que nela atuam.
Neste caso, uma página de uma Escola, deve ser encarada como algo institucional, ou seja, que representa as opiniões dos que nela trabalham, não de um pequeno grupo.
Dica de leitura:
Na matéria do link http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/09/inspirados-em-isadora-diarios-de-classe-se-multiplicam-no-facebook.html além de falar dos diários, há no final da matéria uma lista dos cuidados com páginas da internet, bem como dicas para não ser vítima de processo judicial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...