Mais uma vez o Enem vira assunto da mídia.
Desta vez o motivo é a redação, que no ano anterior foi motivo de
questionamentos, liminares, reclamações dos alunos.
Agora após as tempestades do ano
anterior, temos mudanças importantes em relação à redação e a correção. Uma
delas é que a redação será corrigida por dois corretores e quando a discrepância
máxima entre as notas dadas por eles cairá para 200 pontos, se este limite for
ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação. Após as diversas
solicitações de revisão do ano anterior, os técnicos do MEC devem ter percebido
que as correções do ano anterior estavam muito discrepantes, muito diferentes,
ou seja, uns corretores talvez tenham sido mais criteriosos e outros nem tanto.
Mesmo havendo critérios de correção, e
existem, há sempre um grau de subjetividade na correção, mas o assunto aqui será
outro. Você é aluno? Então o assunto o interessará, acredito.
Algumas pessoas tendem a pensar que fazer
uma redação é simples. Pega-se umas dicas de como escrever, como organizar as
partes do texto, e... pronto! Não é bem assim! Uma boa base da Língua
Portuguesa, conhecer as regras gramaticais, ter um bom vocabulário, tudo isto é
muito importante, mas é preciso mais!
Você sabe dizer que mais é este? Com todo
este conhecimento acumulado nos anos da Educação Básica, que mais pode faltar?
Você é um bom leitor? Gosta de ler?
Quantos livros leu este ano? Lê revistas ou jornais com frequência? Não vale
somente revistas de fofocas, revistas para adolescentes, revistas sobre
futebol. Nada contra estas leituras, mas para uma redação de uma avaliação como
o Enem, uma prova de vestibular, uma prova de concurso pede outras leituras.
Se você já pesquisou, olhou provas
anteriores do Enem, deve ter verificado que os temas propostos enfocam assuntos
atuais. Abaixo uma lista dos temas tratados nas diversas versões do Enem:
Ano
|
Temática da Redação
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2011
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Viver
em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
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|
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2010
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O
trabalho na construção da dignidade humana
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2009
|
O
indivíduo frente à ética nacional
|
2008
|
Como
preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar
incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a
fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
|
2007
|
O
desafio de se conviver com as diferenças
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2006
|
O
poder de transformação da leitura
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2005
|
O
trabalho infantil na sociedade brasileira
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2004
|
Como
garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
|
2003
|
A
violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
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2002
|
O
direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as
transformações sociais que o Brasil necessita?
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2001
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Desenvolvimento
e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
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2000
|
Direitos
da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
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1999
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Cidadania
e participação social
|
1998
|
Viver
e aprender
|
Fonte: http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html,
Acesso em: 15 Jun. 2012.
Talvez você esteja se perguntando: por que colocar
esta tabela no meio do texto? Tenho uma boa razão: analisarmos os temas.
Primeiro: leia um por um. Leu? O que achou? O que
percebeu? Alguma semelhança entre eles?
Em dois anos, o foco foi o meio ambiente: 2001 e
2008. Em outros dois anos, o foco foi comunicação: 2004 e 2011.
Poderíamos continuar esta análise, mas acredito que
você, leitor, tem condições de continuar.
Agora vamos pensar mais um pouquinho... o que está
acontecendo neste ano no Brasil e que envolve outros países do Mundo? Não sabe?
Não leu nada a respeito?
Talvez esteja aí um problema: a desinformação. Este
ano está acontecendo a Rio+20, que vai discutir com os líderes mundiais soluções
para problemas ambientais. Talvez esteja
aí o tema deste ano. Quem sabe não será novamente meio ambiente?
Além de estar informado, uma coisa muito importante é
prestar atenção à propostas de redação, o que é pedido. A comanda do ano
passado era:
“Com base na leitura dos textos motivadores
seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre
o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO,
apresentando proposta de conscientização
social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto
de vista.”
Por
que grifei estes termos? Para isto. Para que você preste mais atenção a eles. Por
quê? São importantes indicações para realizar bem a sua redação. Vamos por
partes...
Primeiro a redação deverá ter como base
os textos motivadores que compõem a proposta da redação, não escreva qualquer
coisa. Leia os textos, grife termos chave, partes importantes, desta forma já
estará organizando ideias que utilizará depois.
O texto não é somente dissertativo, é
dissertativo-argumentativo, porque você terá que argumentar, defender seus
pontos de vista, suas ideias. Já acabou? Não, neste caso, além de argumentar
havia a solicitação de apresentação de uma proposta de conscientização social
que respeitasse os direitos humanos.
Acabou? Não!!! Tudo isto, um texto bem
embasado, com argumentação consistente, de forma coerente e coesa, utilizando a
norma padrão da língua portuguesa. É isto mesmo!!! Norma padrão, sem gírias,
sem abreviações do seu “internetês”.
Quer saber mais sobre:
- a Rio+20?
Acesse: http://www.onu.org.br/cupula-dos-povos-da-a-largada-no-aterro-do-flamengo-e-critica-processo-de-negociacoes-da-rio20/
-Coerência e coesão? Acesse: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html
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