Pular para o conteúdo principal

Publicidade e a Língua Portuguesa


Temos ouvido falar e lido muito a respeito da importância da Língua Portuguesa e do aprendizado dela para a nossa vida e a nossa carreira. Os especialistas em concursos reafirmam esta idéia, bem como salientam as exigências dos diversos concursos a respeito do domínio da língua portuguesa falada e escrita.
Temos observado também nos meios de comunicação, em geral, o quanto aumentaram erros grosseiros, que aparecem em legendas de filmes, legendas (sistema closed caption), até mesmo em propagandas isto ocorre.
Recentemente, em uma rodoviária, enquanto aguardava o ônibus, fiquei assistindo um canal, que veicula propagandas da prefeitura local, de uma cidade de médio porte do interior paulista.
A publicidade falava sobre o patrulhamento da guarda municipal, que recentemente passou a ser feito de bicicleta, pois é um meio ágil, rápido para pequenas distâncias, que dá boa mobilidade mesmo no trânsito carregado.
Mas não foi esta idéia que me chamou a atenção, sim um erro de uso da nossa Língua materna, que me fisgou, grudou meus olhos aquela frase, aquela palavra.
Se eu fosse ler o texto tal qual estava escrito, a idéia seria de que os bravos guardas municipais fariam a sua ronda embaixo das bicicletas. Seria um pouco difícil realizar o trabalho de vigilância assim!
O teor exato do texto não me lembro, mas a parte que mais me chamou a atenção era “patrulhamento sob rodas”. Sim, assim mesmo SOB.
A equipe de publicidade da empresa contratada para fazer a publicidade, certíssima do seu bom português, nem se deu ao trabalho de ir ao bom e velho dicionário. Poderia utilizar um impresso, na ausência deste, mais tradicional, ainda haveria um destes dicionários on line, que poderia ser acessado gratuitamente sem sair da agência. Mas para quê? Provavelmente nesta agência os profissionais tenham curso superior em publicidade ou marketing. Se isto é verdade, acredito que seja, mostra um pouco da qualidade da formação que se recebe nas Faculdades, entretanto acredito que a Faculdade, a escola, não tem toda a culpa, pois ao sairmos de lá, somos também responsáveis pela nossa formação, portanto se ela foi deficiente, cabe a nós melhorá-la.
Quantos erros não lemos diariamente? Para aqueles que “um risco quer dizer Francisco”, talvez não faça tanta diferença, pois o nosso cérebro realiza as correções automaticamente, fato provado quando nos dão um texto todo escrito com as letras trocadas, mesmo assim a pessoa plenamente alfabetizada, ou letrada, lê mesmo assim, sem dificuldades.
Mas e para aquele sujeito em formação? E para as crianças?
O exemplo dado, uso indevido da palavra SOB, que pode ser confundido, por um aluno do ensino fundamental, com SOBRE, jamais poderia acontecer em uma peça publicitária, que fica exposta em um local de passagem, onde as pessoas ficam sentadas assistindo aquilo, vendo o erro ser repetido várias vezes ao dia.
Publicitários do Brasil, por favor, corrijam seus textos antes de veiculá-los na mídia, seja qual for o suporte: jornal, revista, TV, internet. Tu te tornas eternamente responsável pela palavra que veiculas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e He…

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!!
Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra.
Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup. 
Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar. 
Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça!




Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito boa, porém vale…