Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Dicas para concurseiros de primeira viagem


Tenho visto em minha rotina profissional situações insólitas de pessoas que prestaram concurso público, por desatenção ou falta de informação, perdem uma chamada para escolha de vaga, consequentemente um emprego.                   Mas o que fazer para que isto não aconteça?
Tenho algumas informações preciosas a respeito, que colocarei abaixo para ajudar estes concurseiros de primeira viagem.
Vamos a elas:
- Anote o site da instituição que fará a prova do concurso público em questão, pois precisará voltar nele diversas vezes. Se houver alguma senha restringindo o acesso, anote-a também.
- Neste site (da instituição que fará a prova) são divulgadas diversas informações a respeito do concurso: editais, listas de classificação dos candidatos, resultados de recursos.
- Além do site citado acima, informe-se sobre o diário oficial onde serão publicados os resultados em primeira mão. Se for um concurso de algum dos Estados, obviamente a publicação sairá no Diário Oficial do Estado, se for um concurso público do município, no site do Diário Oficial do Município.
- No caso do Estado de São Paulo o site do Diário Oficial é: www.imesp.com.br
Nele você encontrará informações sobre concursos diversos, para encontrá-las basta clicar no link acima, em seguida, já na página do DOE, clicar na data do dia (que quiser), depois escolher a seção EXECUTIVO I, do lado direito (na próxima página) clique na barra e escolha “EDITAIS”, em seguida a SECRETARIA para a qual são as vagas do concurso em questão. Por exemplo, se for um concurso da Secretaria da Educação, você entrará em “Editais” e escolherá a página referente à Educação.
- Procure acessar esta página (Editais, Secretaria ...) todos os dias, pois o Estado não o avisará, porque a RESPONSABILIDADE POR SE INFORMAR SOBRE AS ETAPAS DO CONCURSO É SUA!!!
- Você foi aprovado, chamado para entrega de títulos. O que são títulos?
Se o concurso que você prestou exige ensino médio, o certificado (ou histórico do ensino médio) não é um título, mas se você prestou este concurso, de nível médio, tem uma Faculdade, o diploma da faculdade é um título.
Se exige tempo de serviço no cargo X, o tempo é um título.
Em ambos os casos, é IMPORTANTÍSSIMO ler o EDITAL DO CONCURSO para informar-se sobre os títulos exigidos e os documentos necessários para a comprovação dos mesmos. Estas exigências poderão estar no COMUNICADO da convocação para entrega dos títulos.
- No edital também estarão as exigências quanto aos títulos, se serão aceitas somente cópias, se as cópias deverão ser autenticadas em cartório. Lembre-se de levar os originais de todos os documentos apresentados para dirimir possíveis dúvidas.
Seria interessante você, concurseiro, montar uma pasta com os seus documentos: certificado de conclusão de cursos (Ensino Médio, Cursos Superior), certificados de cursos de extensão, especialização (pós lato sensu, pós strictu sensu: Mestrado e Doutorado), carteira de trabalho.
É interessante você lembrar que, se o concurso divulgou as regras (edital) e você prestou-o, a partir do momento da sua inscrição aceitou-as. Não poderá alegar desconhecimento destas normas do concurso, porque foram disponibilizadas por meio de editais, comunicados.
Caso leia um destes documentos e não entenda, peça para outra pessoa fazer a leitura para você, desta forma poderá tirar suas dúvidas, comparar a sua interpretação com a do outro. Persistindo a dúvida, entre em contato com a comissão do referido concurso, responsável pela avaliação dos títulos, e pergunte!
Mais dicas importantes!!!
Ao saber dos prazos para entrega dos títulos, não deixe para o último dia esta entrega, pois se nesta data faltar algum documento haverá tempo hábil para providenciá-lo.
Sabendo das exigências do concurso, se uma delas for curso de pós lato sensu, verifique que tipo de curso é este! Não é todo curso que é lato sensu. Há cursos de aperfeiçoamento, atualização, formação, etc... etc... Há legislações que disciplinam os cursos de pós lato sensu, que orientam as universidades/faculdades sobre as exigências que elas (e os alunos) deverão cumprir para emitir estes certificados.
A este respeito, observe no edital do concurso quantas horas deverão ter os cursos de pós lato sensu, pois há concursos que colocam uma quantidade mínima de horas, se o seu certificado não atender às exigências do certame não terá pontos computados como títulos.
            À medida que for me lembrando de mais dicas, mais orientações, irei fazendo mais postagens, mas espero poder ajudar você, que está (ou pretende) prestar algum concurso público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...