Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Aprender a conviver

Essa semana que passou fui à São Paulo para realizar um exame, talvez fosse fazer uma cirurgia. Na salinha de espera do hospital, mais pessoas na mesma situação que eu, algumas jovens, universitárias, outras de 40 e poucos anos, outras com sessenta. 
Enquanto aguardávamos os atendimentos, cuja espera se prolongou por várias horas, as pessoas fizeram de tudo: conversaram, assistiram tv, contaram piadas, riram, reclamaram, leram revistas de fofocas de famosos, questionaram a demora, observaram-se umas às outras.
Em um dado momento, perto das 9h00, a tv de lcd na parede estava exibindo o Programa da Ana Maria Braga, que estava entrevistando um casal da melhor idade, que haviam se encontrado há uns sete anos, se apaixonaram, estavam namorando há uns sete anos ou mais. O Programa, auxiliado por empresas, patrocinou uma transformação para a Senhora, que mudou cabelo, fez peeling no rosto, aplicações de laser nas mãos para tirar as manchas típicas da idade e do sol, implantou alguns dentes, comprou roupas novas em uma loja de grife, claro, auxiliada por uma consultora de estilo, enfim teve uma consultoria de pessoas competentes de cada área, sendo assim o resultado só poderia ser dos melhores. A Senhora foi chamada para entrar na casa de vidro da Ana Maria, onde a esperava o seu amor, um senhor de mais de sessenta anos, acredito eu. Se abraçaram, se beijaram... um beijo na boca!!!!
Essa foi a expressão das jovens universitárias, que estavam de olhos atentos assistindo e comentando o programa, mas não parou por aí. Além do espanto um comentário, que me deixou estupefata: QUE NOJO! Sim, isso mesmo, leitores, não acharam um gesto bonito, de amor, de carinho entre um homem e uma mulher apaixonados. Sentiram asco, nojo, repulsa por esta demonstração de um casal apaixonado. Simplesmente porque não se tratavam de de dois adolescentes, ou de dois jovens! 
Como estranhar manifestações de preconceito contra homossexuais, se os jovens têm preconceito contra idosos, emos, punks, e outras tribos? 
Se uma pessoa que está cursando um curso superior tem este tipo de preconceito, o que diremos de ampla maioria da população, que não chegam nem a concluir o ensino fundamental ou o médio? 
Isso me lembra os quatro pilares da educação de Jacques Delors:
- aprender a conhecer;
- aprender a fazer;
- aprender a ser;
- aprender a conviver.
Que jovens estamos formando? Como diminuir a violência e o preconceito se os jovens não aprendem nem a conviver com os idosos? Que representação estes jovens têm das pessoas da terceira idade? Será que pensam que são assexuados? Será que acreditam que não mais podem se apaixonar, porque não têm mais 20 anos de idade? 
Precisamos cada vez mais aprender a conviver, pois vivemos diariamente em grupos: a família, a escola, os amigos, a igreja, o clube, os shows, o trabalho. O homem historicamente é um ser social, que sempre, desde os primórdios, viveu (vive) em grupos, por isto aprender a conviver se torna um grande desafio para todos, educadores ou não!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...