Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Leitura truncada, vírgulas, bancos


Você já enviou mensagens para o atendimento de grandes empresas? E? Qual foi a primeira resposta?
Eu já fiz. Sempre que tenho algum problema, seja com empresas ou bancos, que não deixam de ser empresas, envio mensagens para o atendimento e dependendo da gravidade do caso procuro a ouvidoria.
Enviei uma mensagem para o banco onde mantenho conta, reclamando que não está acessível, no netbanking, meu informe de rendimentos de 2009, que quero imprimir para utilizar na declaração do imposto de renda. Na minha mensagem deixei isso bem claro, que havia disponíveis somente 2007 e 2008.
Recebi a resposta rapidamente, o que é louvável, pois isso nem sempre acontece. Mas se recebi a resposta, por que estou escrevendo esse texto? Por que estou reclamando?
Porque li a resposta atentamente, mas a pessoa que respondeu, me parece, que o fez apenas para se desincumbir da tarefa, pois o principal e mais importante questionamento, objeto de minha reclamação ao banco, não foi respondido. Parece que essa pessoa leu correndo, ou melhor "viu e não enxergou", porque me deu orientações de como acessar o netbanking e encontrar os informes de rendimentos. Isso deixa claro que ela não leu minha pergunta! Se tivesse lido, teria respondido algo como "Tivemos um problema, realmente seu informe de rendimentos de 2009 não está disponível no netbanking, entretanto vou passar sua reclamação para o setor responsável, que disponibilizará esse documento on line em..."
Você está em dúvidas? Você também acha, que toda empresa particular é extremamente eficaz e eficiente? Abaixo coloco a mensagem, mas sem citar o banco, nem a funcionária, porque acredito ser mais ético, porque também enviei uma segunda mensagem hoje reclamando. 
"Prezada Sra. Maria do Socorro:
 
O Banco ... agradece a sua visita ao Site.

Em atenção ao seu e-mail, informamos que os Informes de Rendimentos foram enviados aos correntistas, no entanto se V.Sª. não o recebeu por extravio ou outro motivo, este poderá ser consultado via Net Banking, Net Empresas ou Net Exclusivo, por meio de nosso site, da seguinte forma:


Ao acessar a conta, clique em CONSULTAS >> INFORME DE REDIMENTOS, e na próxima tela, selecione o ano base que V.Sª. deseja consultar.

O Informe de Rendimentos também pode ser solicitado diretamente na unidade detentora da conta."

 Vejam, meus queridos leitores, diferentemente do que é propagado pela mídia, que órgãos públicos são ineficientes, mal geridos, o atendimento é ruim... e outras coisas mais que ouvimos em relação, em especial, às escolas públicas, hospitais, há empresas que visam somente o lucro, que também tem funcionários, que atendem rapidamente o cliente, porém sem fazer o básico "ler atentamente as reclamações".
Isso nos leva a um problema dos dias atuais: a leitura!
A pessoa que leu a minha mensagem, teria que, como dizemos nas aulas de Língua Portuguesa, visualizar o leitor virtual, ou seja, pensar quais as respostas que ele precisaria. Em seguida, uma forma simples de explicar isso ao correntista, ou o leitor virtual. 
Se a leitura realizada pela funcionária fosse mais atenta, ela teria percebido que eu não era leiga no assunto internet, que muito menos não havia acessado o netbanking da empresa para buscar o citado documento. 
Isso posto, imagino que talvez essa pessoa tenha milhares de mensagens para responder, que haja muitas questões parecidas, porém não idênticas, o que demandaria respostas diferenciadas de acordo com a dificuldade expressa pelo usuário do netbanking.
Pode ser também que essa pessoa, ao receber uma dúvida relacionada ao serviço netbanking, visualize diante de si uma pessoa sem conhecimentos básicos de navegação na internet ou ainda um correntista que esteja acessando esse serviço bancário pela primeira vez, por isso, talvez, tenha dado essa resposta.
Mesmo que tudo isso fosse verdade, retomo meu raciocínio, haveria a necessidade de uma leitura atenta da mensagem, porque muitas vezes uma vírgula ou uma palavra faz muita diferença, mudam o sentido de todo um texto.
Quando aluna da graduação, uma vez tivemos uma aula a esse respeito, na qual a professora nos mostrou isso com algumas frases, que elucidaram esse problema.
A frase: "enquanto o padre pasta o burro reza".
Lemos, discutimos a possível pontuação, até que alguém chegou a resposta. Diferentemente do que você pode estar pensando, o padre um leitor, uma pessoa formada em uma faculdade, não estaria pastando, porque isso é uma atividade própria do burro.
A resposta?
"Enquanto o padre pasta o burro, reza."
Esse é um dos casos onde uma vírgula faz toda a diferença e muda todo o sentido do texto!
Minha cara funcionária, não seria o caso de apurar sua visão, ao invés de ver, passar a enxergar o escrito, ler, não decodificar apenas, para ser mais eficaz nas suas respostas aos correntistas do banco onde trabalha?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Visita à Fazenda Lageado - Botucatu-SP

Se você vai visitar Botucatu, cidade a 250 km de São Paulo, uma boa pedida é visitar a Fazenda Lageado, que fica ao lado do Bairro Paraíso. Essa é uma antiga fazenda de café, que mantém ainda os prédios antigos originais da fazenda: tulhas, moinhos, casa grande, hospedaria. O lugar é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois é tranqüilo, tem muito verde, rio, lagos, pássaros. A entrada da fazenda já é um cartão postal, pois parte da estrada é margeada por eucaliptos, o que deixa o local com aquele cheirinho gostoso, refresca o calor e a visão. Há um lago em frente à antiga hospedaria, onde atualmente funciona a Incubadora Tecnológica de Botucatu, muito apreciado por famílias que vêm com suas crianças, olham os marrecos, dão comida, chamam as aves que se aproximam e fazem a alegria dos pequenos. Mas se o seu objetivo é, além de visitar a fazenda, conhecer também o Museu do Café, que fica na antiga casa grande, então terá que se informar dos horários, porque aos domin