
Sempre que vamos comprar algo, seja uma televisão ou uma casa, sempre queremos saber informações sobre o bem a ser adquirido.
1º Verifique se este imóvel tem escritura.
2º Todo imóvel deve ter matrícula no cartório de imóveis da comarca, peça ao proprietário o número da Matrícula e o endereço do cartório.
3º Vá ao cartório munida das informações e verifique se existe no registro averbação da posse, ou seja, se o imóvel é de COHAB ele estava arrendado, após a quitação a instituição tem que averbar o registro passando a posse ao proprietário.
4º Verifique se existe dívidas de IPTU, ÁGUA, LUZ, TELEFONE.
5º Na prefeitura busque saber onde é a SEDE da COHAB da região e lá você poderá saber se o financiamento deste imóvel está quitado.
6º Procure uma imobiliária ou advogado para redigir o contrato de compra e venda, geralmente em negociação imobiliárias se da um sinal e o restante somente após lavrar escritura e transferência do bem.
Obs: Lembre-se o que garante a propriedade de um imóvel é o registro no cartório, a escritura é somente um contrato de fé publica.
Custos envolvidos são a cargo do comprador.
Comissão do corretor, até 6% do valor do imóvel, tente negociar com o corretor um valor menor, parcelar o pagamento, peça referências do corretor, clientes que ele já intermediou, ligue para os clientes para saber se o mesmo é correto e honesto e transparente.
ITBI - Imposto de transferência de bens imóveis, pago pelo comprador, taxa cobrada pela prefeitura, geralmente 2% do valor do imóvel, porém isto varia de prefeitura para prefeitura.
Se tiver financiamento bancário do imóvel com alienação fiduciária o banco cobra uma taxa para avaliação do imóvel.
Comentários