Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Carta a um jovem professor

Se você é professor ou professora deve ter se interessado pelo título desse texto, que empresto do livro homônimo de Philipe Merieu. Foi por isso que também o comprei: curiosidade. Primeiro pelo título, ainda na livraria, folheando-o, li um trecho endereçado a professores iniciantes, no qual o autor descreve com riqueza de detalhes o sonho do professor recém saído de uma universidade: alunos ávidos pelo saber, aguardando ansiosamente o seu professor.
Agora lendo o livro, tenho a grata surpresa de conferir, acalmar meu espírito, que a França nos anos 60 passava pelo que começamos a passar nos últimos 10 ou 20 anos com a democratização do acesso à escola pública. Os mesmos problemas, as mesmas inquietações, as mesmas dúvidas.
Acredito que isso, saber que países desenvolvidos, passaram pelos mesmos problemas que nós, conseguiram (talvez) encontrar uma saída, nos mostra que nem tudo está perdido.
O livro, que não terminei de ler, nos dá um alento, uma esperança. Ele nos mostra inclusive que o jovem brasileiro não é muito diferente do francês, que a família lá, como cá, também mudou e muito, que isso influencia sim na aprendizagem dos alunos, pois seja qual for o tipo de organização familiar, há responsabilidades que são dela, em parceria com a escola, mas das quais ela (a família), não pode fugir.
Segundo matéria da revista Veja, com pesquisas sobre o assunto:
“Por que, afinal, a participação dos pais conta tanto para o aprendizado? As razões também foram mapeadas por diversos pesquisadores. Primeiro, as crianças precisam de ajuda para manter a disciplina exigida pelos estudos. E os pais contribuem para isso ao estabelecer uma rotina que preserve tempo para a revisão da matéria e o cumprimento da lição - duas das atividades com maior impacto no resultado escolar.” (Fonte:
http://veja.abril.com.br/40anos/educacao/documento/participacao-pais/boas-praticas.html )
Falei da família do aluno porque é uma grande inquietação dos professores, que pedem urgentemente essa colaboração dos responsáveis pela criança e pelo adolescente.
Mas... o que mais fala esse autor???? Ficou curioso? Leia o livro!
MEIRIEU, Philipe. Carta a um jovem professor. Trad. MURAD, Fátima. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança