Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Comentários sobre escolas pernambucanas em ruínas


Ontem, assistindo ao Jornal, primeiro o da Globo, depois em outro canal, assisti à notícia sobre a interrupção das aulas das escolas pernambucanas, que literalmente caíram aos pedaços, e as que não caíram não estão em condições de receber e abrigar alunos, professores e funcionários.
Em uma das reportagens foram mostradas as fotos dos telhados, que caíram porque eram sustentados em madeiras velhas e carcomidas por cupins, outras restavam paredes precaríssimas em pé, outras cobertas com telhas tipo eternit, que sabemos muito bem esquenta muito. Imaginem o clima pernambucano, aquele calor, as crianças com os seus cérebros sendo cozidos embaixo desses telhados quentes e insalubres.
Outras crianças foram mostradas participando das aulas em um salão de um clube, utilizando inclusive os mesmos sanitários que os adultos utilizam durante as festas, bailes... Isso é local para um aluno assistir às aulas? Onde estão neste momento as Promotorias, os Ministérios Públicos e demais órgãos responsáveis por acompanhar o atendimento dos direitos da criança estipulados no ECA?
Para onde foram os recursos do FUNDEF recebidos por Estado e Prefeituras?
Essas são algumas das muitas perguntas que poderíamos fazer... Por que não são feitas? Por que não se responsabiliza os “responsáveis”?
Até quando veremos coisas como essas? Até quando a Educação será tratada dessa maneira? Até quando vai ser prioridade apenas nos discursos e nos documentos?
Hoje, após as escolas desabarem, os tetos ruírem, leio no jornal on-line do G1, que uma equipe iniciará vistorias nas escolas, equipe composta por técnicos, engenheiros, bombeiros, entre outros.
Já em outras épocas, outras notícias, como a queda de um telhado de uma igreja evangélica em São Paulo, aconteceu algo parecido: os técnicos para vistoriar os escombros.
No caso das escolas pernambucanas até um engenheiro da própria Secretaria da Educação compõe a equipe. E o que tantas pessoas fizeram até então?
Será que até então nenhum diretor dessas escolas, nenhum professor, nenhum pai, nunca chegou até a Secretaria para colocá-los a par dessa situação das escolas?
Se fizeram isso, por que não foram ouvidos?
Mais intrigante do que tudo isso é ler que o Ministério Público desse Estado, questiona a interdição!!!
Será que está sendo, nesse caso, respeitado e atendido o artigo 53 do ECA? O direito à Educação? Será que a criança e/ou o adolescente se desenvolverá plenamente em uma escola, cujas condições físicas estruturais podem comprometer sua segurança?

Fonte das notícias lidas: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL26648-5598,00.html


(25/04/2007)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Rio Lavapés e as obras do Parque Linear em Botucatu, SP

  Dia 22/10 p.p. resolvi sair para andar um pouco por aí e tirar algumas fotos, coisa que não fazia há bastante tempo. Essa minha incursão foi, principalmente, margeando o Rio Lavapés, em Botucatu, parando em pontos estratégicos, onde existem pontos, nas quais poderia ficar e fotografar o entorno do local, tanto o rio acima e abaixo da ponte, quanto o entorno registrando se há muitas ou poucas casas e prédios. O rio vem passando por obras desde o primeiro semestre de 2020 (aproximadamente), quando ocorreram fortes chuvas na cidade, que foram noticiadas na mídia, que trouxe sérios transtornos para os moradores, que duraram por meses e meses. Foram levadas, segundo notícias da época, cerca de quarenta (40) pontes entre urbanas e rurais, além de casas próximas ao rio, que foram danificadas. As pontes foram reconstruídas pela Prefeitura (vide links de notícias da época), segundo notícias da época, que esclarecem a respeito dos recursos públicos utilizados nessas obras. Ainda há...

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e...