sábado, 27 de abril de 2019

Leitura, escrita e o mercado de trabalho


Atualmente vemos, inclusive nas mídias, um certo descaso com a Língua escrita. Não raro vemos na televisão erros crassos de escrita em legendas de notícias, filmes. Vemos também, principalmente em jornais on line, erros tão grosseiros, que prejudicam e muito a qualidade da informação, que se tentou veicular por meio daquela matéria jornalística.
Por que estou tratando deste tema? São vários motivos, mas vou me ater a alguns:
1.    É a nossa língua, aquela que usamos desde que começamos a falar e vai nos acompanhar a vida toda!
2.    É ela quem nos identifica, enquanto Povo, Nação.
3.    E é uma das línguas faladas em vários países, inclusive o nosso de dimensões continentais e uma população, que já ultrapassou, em 2018, os 208 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE.
Só por estas razões deveríamos ter mais amor e apreço a ela, nossa Língua Portuguesa.
Se ainda assim você não está convencido da necessidade de escrever cada vez melhor e com mais correção, vou dar mais alguns motivos.
Esta semana assistindo a uma série, que está sendo veiculada no jornal regional, que trata das dificuldades e possibilidades de se conseguir um trabalho ouvi uma informação, que corrobora esta necessidade premente.
Na referida matéria estavam entrevistando pessoas, que atuam nos setores de recursos humanos de grandes empresas, questionando-os sobre o processo de seleção.
Uma especialista em RH relatou que recebem centenas de currículos, quando tem processo seletivo aberto, que para iniciar a seleção começam por este documento. Nesta primeira atividade já eliminam muita gente! Como? Leem o currículo do candidato e ao encontrar erros de escrita já vão excluindo estas pessoas. Depois eles partem para outros critérios!
Viram só? Será que você que está lendo este texto, procurando um emprego, entregando currículos quase todos os dias, aguardando um telefonema de uma empresa, não está cometendo esta falha? Se você está buscando um trabalho, logo a primeira ação é retomar seu currículo, se preciso, com outra pessoa ao seu lado, que possa fazer a leitura do documento e indicar as incorreções presentes no documento.
Este é um primeiro passo.
Se você precisou que outra pessoa lesse seu currículo para orientá-lo a respeito das correções, claro, necessitará tomar mais uma decisão importante: o que vou fazer para melhorar os meus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa? Terminou seus estudos e saiu com problemas para ler e escrever? Busque ajuda! Há projetos que trabalham com aulas de voluntários, há professores que ministram aulas particulares com foco nas dificuldades do aluno.
Você leu, ou está lendo esta postagem, talvez tenha percebido, que, mesmo eu sabendo que o meu público é bem diverso, usei, de propósito, algumas palavras mais difíceis, menos comuns.
Por quê?
Porque uma maneira de melhorar nossos conhecimentos sobre a nossa Língua é termos como hábito o de pesquisar o significado das palavras. Esta pesquisa pode ser no antigo, e valioso, dicionário impresso. Sabe aquele que fica enfiado no fundo de uma estante? Este mesmo! Se você é mais tecnológico e não gosta dele, não tem problema, pois poderá pesquisar em dicionários gratuitos na internet, como o Michaellis. Se você não gosta e quer algo mais ágil, poderá baixar um aplicativo no seu celular e pesquisar nele, assim este amigo precioso andará com você e o salvará de alguns vexames. Quer dica de um aplicativo? Eu baixei, há algum tempo, o APP  “Sinônimos”, que é fácil de usar e é gratuito. Quando falamos em pesquisa de vocábulos, isto nos leva ao ato anterior a ela: a leitura! A leitura precisa entrar em nossa vida e fazer parte dela diariamente! De início, talvez, você fará por obrigação, mas com o passar do tempo perceberá o quanto este hábito simples, poderá transformar muitos aspectos da sua vida! Quais aspectos? Primeiro: poder conversar e entender as outras pessoas com mais e com menos conhecimentos. Segundo: passará a ter menos necessidade de ir ao dicionário, à medida que o seu repertório for ampliado. Terceiro: passará a escrever cada vez melhor, com mais facilidade e fluidez de pensamento.

#leitura   #escrita   #mercadodetrabalho   #trabalho   #emprego     #app   #aplicativo    
#currículo      #informação  

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PONDERAÇÕES SOBRE O SERVIDOR PÚBLICO

Historicamente o funcionalismo público é vítima de críticas negativas vindas de todos os lados. Se você é leitor, não apenas de sites/blog...

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...