Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Sobre a construção


Tenho algumas décadas vividas. E de muito aprendizado!
Tenho certo conhecimento, por exemplo, sobre construção. Não sou engenheira. Não sou arquiteta. Sou filha de um pedreiro. Pedreiro só, não. Construtor de casas! Sim, porque meu pai não sabia somente fazer massa, assentar tijolos. Ele sabia muito mais que isto! Ele não era como certos “profissionais”, que existem agora, que constroem paredes tortas! Que não sabem pintar uma parede direito! Que esquecem detalhes importantíssimos na construção como, por exemplo, encanamentos para coletar e escoar a água das chuvas! Ou ainda fazem pisos com ralos, que não entram água, pois o piso não tem caída!
Além dele tenho um irmão que trabalha com construção e reforma de casas, apartamentos.
Quem convive com estas pessoas na família e quem já, por mais de uma vez, acompanhou pedreiros trabalhando, desde que seja um bom observador, sempre aprende alguma coisa.
Não vou me aprofundar muito em termos técnicos, pois, como meus leitores são bem diversos, quero que todos entendam o que falo, porque falar para quem não entende, ou não quer entender... É dose!
Sei, por exemplo, que, na construção de uma casa, a tesoura não está na caixinha da costureira. As tesouras sustentam o telhado! São importantíssimas, pois elas recebem e distribuem o peso de toda estrutura do telhado. Se houver problemas no madeiramento das tesouras, pode ocorrer, por exemplo, o desabamento de todo o telhado, como vimos, não faz muito tempo, em uma construção pública.
Já que estamos falando no telhado... o nome vem de “telhas”. Temos então as tesouras e as telhas. Mas a telhas ficam distribuídas e encaixadas umas às outras sobre o quê? Quem sabe? Quem sabe? Sobre as ripas. Não, não é a ripa da costela! As ripas são  madeiras mais finas do que os caibros, mas que são pregadas sobre os caibros para então receber as... telhas!
Quando um telhado está com as ripas tortas, deformadas, aparecem as famosas goteiras!
Como sei disto? Vivenciei esta situação recentemente! A casa onde moro, nunca tinha sido reformada. O que acontecia cada vez que chovia? Aparecia uma nova goteira! Um dia andei até uma certa altura da rua onde moro, que é em aclive, e de lá vi claramente as deformidades do telhado!
Resolvemos reformá-lo. Meu irmão, auxiliado pelo meu marido, reformaram o telhado. Foram trocadas todas as telhas, porque as anteriores eram muito antigas, e parte do madeiramento. Tudo? Não. Só as ripas que estavam tortas, desta forma as telhas ficaram alinhadas e encaixadas, como deve ser.
Também sei o que são colunas! Não as sociais. Estas eu deixo para quem gosta de aparecer! As colunas, que servem para sustentar outros andares das edificações. E as sapatas? Não são as esposas dos sapatos. As sapatas, grosseiramente falando, são estruturas de ferro armado, quadradas, grandes, que são colocadas em buracos do mesmo tamanho delas e concretadas! Em alguns tipos de terrenos elas são imprescindíveis, pois se houver movimentação da terra, isto não causará trincas e rachaduras.
Agora vou esnobar... sei para que serve um nível! Sei usar um nível! Sei usar um metro! Sei usar um rolo de pintura... para pintar! Sei usar um martelo!
Vivi em meio a martelos, formões, pregos, plainas, níveis, serras, serrotes, cortadores de pisos, arcos de pua, makitas, discos de cortar pisos, e tantas outras ferramentas mais atuais ou mais antigas deste universo da construção.
Não. Não quero ser especialista! Também não sou uma tábula rasa!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat