Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Quero fazer o concurso de Supervisor de Ensino do Estado de São Paulo!


Você leu no facebook, que haverá concurso de supervisor de ensino para a rede estadual de São Paulo e se empolgou? Pretende fazer? Já sabe quais os requisitos? Não? Então informe-se!
Ninguém inicia a carreira no magistério público oficial como Supervisor de Ensino. Antes a pessoa já foi Professor ou Diretor de Escola ou foi ambos.  Sabe quanto tempo é preciso de magistério para poder fazer o concurso? Não? Então esta é primeira informação, que você precisa!
Normalmente esta informação sairá, também, no edital do referido concurso e nas instruções. Se você não é da rede estadual, então precisará se acostumar a acompanhar, E LER, as publicações no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br). Neste caso as publicações sairão na Seção Executivo I, Concursos, poderão sair informações também nos Suplementos. 
Além disto, há as resoluções da SE específicas, que dispõem sobre o perfil para o cargo e a bibliografia. Também constam no Decreto nº 57.141/2011 as atribuições do Supervisor de Ensino, que você pode ler e se informar a respeito no link: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2011/decreto-57141-18.07.2011.html   
No caso da Supervisão de Ensino, até o momento, está em vigência a Resolução SE 52, de 14-8-2013, que você pode LER e baixar no link: http://www.educacao.sp.gov.br/cgrh/wp-content/uploads/2014/06/RESOLU%C3%87%C3%83O-SE-52-de-14-8-2013-PERFIS-PARA-CONCURSO.pdf  Por que coloquei que está em vigência “até o momento”? Porque para o último concurso de Diretor de Escola havia uma resolução, os cursos preparatórios já haviam começado há quase um ano e, ainda assim, a bibliografia foi mudada!
Por que estou passando as referências e não dando as respostas? Porque se você pretende ser um Supervisor de Ensino terá que aprender, se já não sabe, a pesquisar! Sim, pesquisar! No cotidiano da Supervisão temos, muitas vezes, que pesquisar pareceres e indicações do CEE, resoluções da SE, para responder questionamentos de docentes, diretores de escola.
Mas o que faz um supervisor de ensino? Não é um supervisor escolar, é um supervisor de sistema! Não é responsável por acompanhar e orientar uma única escola, mas sim um setor de supervisão, que lhe é atribuído pelo Dirigente Regional de Ensino. Esta atribuição também é regulada por legislação e tem tempo e data para acontecer.
Mas o que este supervisor de ensino realiza, quando está em visita de acompanhamento nas unidades escolares? Bem, se você se sentiu instigado a saber mais sobre o cargo e suas atribuições, com certeza, já terá uma boa noção, do que ele deve realizar. A parte prática você aprenderá atuando! Sim, porque não significa, que tendo sido aprovado em um concurso público, estudado toda a bibliografia, chegará na Supervisão sabendo tudo! Precisará, e muito, dos outros profissionais, que já se encontram atuando, não é a toa que se chama de Equipe de Supervisão de Ensino, conforme você deve ter lido no Decreto nº 57.141/2011.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Rio Lavapés e as obras do Parque Linear em Botucatu, SP

  Dia 22/10 p.p. resolvi sair para andar um pouco por aí e tirar algumas fotos, coisa que não fazia há bastante tempo. Essa minha incursão foi, principalmente, margeando o Rio Lavapés, em Botucatu, parando em pontos estratégicos, onde existem pontos, nas quais poderia ficar e fotografar o entorno do local, tanto o rio acima e abaixo da ponte, quanto o entorno registrando se há muitas ou poucas casas e prédios. O rio vem passando por obras desde o primeiro semestre de 2020 (aproximadamente), quando ocorreram fortes chuvas na cidade, que foram noticiadas na mídia, que trouxe sérios transtornos para os moradores, que duraram por meses e meses. Foram levadas, segundo notícias da época, cerca de quarenta (40) pontes entre urbanas e rurais, além de casas próximas ao rio, que foram danificadas. As pontes foram reconstruídas pela Prefeitura (vide links de notícias da época), segundo notícias da época, que esclarecem a respeito dos recursos públicos utilizados nessas obras. Ainda há...

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e...