Como os governos enxergam os cidadãos?

Acabo de ouvir no jornal, que a gasolina terá um aumento de preço, de novo, de vinte centavos por litro. Justificativa: o governo federal precisa “acertar” suas contas.
Nós, contribuintes, diretos e indiretos já pagamos inúmeros impostos para quem? Para os governos Federal e Estadual.
Nós, funcionários públicos, já temos o imposto de renda descontado mês a mês de tudo que nós recebemos, sejam salários, 13º, férias, pagamentos de salários atrasados, vantagens atrasadas... não importa! Seja o que for a enorme bocarra deste Governo insaciável se abre a abocanha uma parte importante de nosso salário. O que fazemos? Vamos tentando viver com o que nos resta e nos equilibrar com o que sobra para não nos endividarmos.
O cidadão que não paga o imposto de renda, porque é isento, também paga impostos. Para saber quanto, por exemplo, ele pode verificar no extrato do pagamento da conta de supermercado, cupom fiscal, e ficará assustado e injuriado com os valores extorsivos, que cobram de cada produto, seja uma bala, um pacote de arroz, feijão, açúcar... itens da cesta básica! Básica, mas muito diminuída, pois os a carga pesada de impostos ocasionam uma diminuição no poder aquisitivo do indivíduo, que reúne seus tão desvalorizados reais e se dirige a qualquer supermercado para comprar os alimentos necessários à sobrevivência de sua família.
Mas por que o título deste texto?
A breve explanação acima é só para exemplificar quanto o Governo nos arranca diariamente!
Isto posto como o Governo, seja ele qual for, nos enxerga? Como aquela galinha dos ovos de ouro dos contos de fadas! Aquela que bota ovos sem parar! Somos vistos como números! Não como pessoas, cidadãos com DIREITOS expressos na Constituição Federal, somente meros pagantes de impostos. O que temos de retorno? Praticamente nada!
Veja ao seu redor! Quantas pessoas de sua família conseguem atendimento médico em hospital público com a qualidade e dignidade que merece? Quantas pessoas precisam pagar uma escola particular, pois a escola pública está carente de tudo? E a segurança? Basta verificar em sua cidade, grande ou pequena, tem o efetivo policial necessário para a cidade? Tem os insumos necessários para o bom funcionamento das viaturas policiais?
Por que os governos vivem enfiando a mão em nossos bolsos e cada vez aumentando ainda mais o tamanho desta mão?
Porque não administram o que arrecadam de forma eficiente! Porque não se planejam! Por que gastam cada vez mais, desta forma precisam inventar impostos, taxas, tarifas para cobrir os rombos!


Comentários