Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Como os governos enxergam os cidadãos?

Acabo de ouvir no jornal, que a gasolina terá um aumento de preço, de novo, de vinte centavos por litro. Justificativa: o governo federal precisa “acertar” suas contas.
Nós, contribuintes, diretos e indiretos já pagamos inúmeros impostos para quem? Para os governos Federal e Estadual.
Nós, funcionários públicos, já temos o imposto de renda descontado mês a mês de tudo que nós recebemos, sejam salários, 13º, férias, pagamentos de salários atrasados, vantagens atrasadas... não importa! Seja o que for a enorme bocarra deste Governo insaciável se abre a abocanha uma parte importante de nosso salário. O que fazemos? Vamos tentando viver com o que nos resta e nos equilibrar com o que sobra para não nos endividarmos.
O cidadão que não paga o imposto de renda, porque é isento, também paga impostos. Para saber quanto, por exemplo, ele pode verificar no extrato do pagamento da conta de supermercado, cupom fiscal, e ficará assustado e injuriado com os valores extorsivos, que cobram de cada produto, seja uma bala, um pacote de arroz, feijão, açúcar... itens da cesta básica! Básica, mas muito diminuída, pois os a carga pesada de impostos ocasionam uma diminuição no poder aquisitivo do indivíduo, que reúne seus tão desvalorizados reais e se dirige a qualquer supermercado para comprar os alimentos necessários à sobrevivência de sua família.
Mas por que o título deste texto?
A breve explanação acima é só para exemplificar quanto o Governo nos arranca diariamente!
Isto posto como o Governo, seja ele qual for, nos enxerga? Como aquela galinha dos ovos de ouro dos contos de fadas! Aquela que bota ovos sem parar! Somos vistos como números! Não como pessoas, cidadãos com DIREITOS expressos na Constituição Federal, somente meros pagantes de impostos. O que temos de retorno? Praticamente nada!
Veja ao seu redor! Quantas pessoas de sua família conseguem atendimento médico em hospital público com a qualidade e dignidade que merece? Quantas pessoas precisam pagar uma escola particular, pois a escola pública está carente de tudo? E a segurança? Basta verificar em sua cidade, grande ou pequena, tem o efetivo policial necessário para a cidade? Tem os insumos necessários para o bom funcionamento das viaturas policiais?
Por que os governos vivem enfiando a mão em nossos bolsos e cada vez aumentando ainda mais o tamanho desta mão?
Porque não administram o que arrecadam de forma eficiente! Porque não se planejam! Por que gastam cada vez mais, desta forma precisam inventar impostos, taxas, tarifas para cobrir os rombos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...