Pular para o conteúdo principal

O jovem e a lei de Gérson

Vemos e ouvimos tantas coisas ruins. Vemos tantos jovens se perdendo na vida por faltas de exemplos, por exemplos negativos em casa e fora dela.
Recentemente tive uma mostra de que nem tudo está perdido. Vou contar a história, sem dar muitos detalhes, para proteger a outra pessoa. Vou chamar a pessoa de “o jovem”.
Conversei com um jovem, diálogo rápido, durante uma carona de carro. Me espantou a aparente imaturidade do rapaz, devido à idade. Ideia, que tinha dele, que era muito, muito jovem. Vestido com roupa do trabalho, meio suja, devido ao tipo de atividade que realiza.
Não resisti e perguntei a idade dele. Ele educadamente respondeu. Cerca de vinte anos. Perguntei há quanto tempo estava nesta empresa, a partir daí ouvi parte de sua história profissional.
Na atual empresa está há cerca de um ano. Falou que gosta muito de trabalhar lá. Perguntei onde trabalhava antes. Também me respondeu. Não vou contar aqui, apesar de ter muita vontade, mas não vou colocar o jovem em maus lençóis.
Ele relatou que trabalhava em outro lugar, que eu conheci bem. Contei para ele minha história com o local. Uma história de insatisfação, desrespeito pelo consumidor, de falta de ética, de profissionalismo.
O jovem confirmou a impressão, que tinha de tal empresa e de seu proprietário. Que o cara fazia sim, gambiarras. Não vou relevar o tipo de gambiarra, nem em qual produto. Desonesto!
Isto levou o jovem a sair da empresa. Um jovem iniciando sua carreira profissional e vivenciar o aprendizado sob a tutela de um profissional desonesto, anti-ético, que, apesar de conhecer muito bem o seu ofício, burlava as regras e leis do consumidor para ter mais lucro ainda! O cara seguia a cartilha do Gérson, o jogador de futebol dos anos 70. Aquele que fazia propaganda de cigarros Vila Rica e falava, na peça publicitária: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?”
Felizmente para nós, consumidores de bens e serviços, este jovem saiu da referida “empresa” por estes motivos elencados neste texto.
Para este rapaz, que está trilhando seu caminho profissional, orientado pelos princípios da seriedade, honestidade e respeito ao cliente, MEUS PARABÉNS!
Este jovem é um exemplo de pessoa ética, pois norteia seus atos, pensando que:


Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.” Mario Sergio Cortella


Fonte da citação do Cortella:  https://pensador.uol.com.br/autor/mario_sergio_cortella/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…