Em busca da identidade, jovem?

Hoje, no trabalho, recebemos uma jovem, que veio pedir informações sobre o identidade jovem.
Estranhamos que a mocinha, meio tímida, dizia querer se inscrever neste programa para não pagar passagem de ônibus, mas estivesse com um celular, aparentemente de última geração (um smartphone) nas mãos.
Além disto, de ter em mãos um aparelho caro e querer desconto ou não pagamento de passagem de ônibus, estranhamos que a mesma viesse a um prédio, um espaço físico, quando poderia conseguir as informações necessárias, pesquisando na internet e usando seu próprio aparelho.
Acredito, que não fosse por falta de conexão com a internet, pois na cidade há praças com conexão wifi. Também a escola, onde a garota estuda, também tem internet gratuita para seus alunos, até mesmo para quem estaciona o carro próximo ao prédio, pois é conexão aberta, ou seja, sem senha.
Não sou jovenzinha, não sou da geração Y, Z, não nasci já utilizando computador e internet, mas me bastaram segundos para encontrar informações sobre este programa.
Se o jovem tem um smartphone, conexão com a internet, sabe ler e escrever, o que falta então? Por que esta adolescente não achou, nos muitos sites da web, a informação que queria, ou seja, onde e como fazer a tal da identidade jovem? Como funcionaria tal programa?
Já ouvi aquela expressão “Ouviu um galo cantar e não sabia onde?” Pois bem, era o caso.
Mas voltemos às perguntas anteriores à do galo. Por que os jovens buscam informação na internet e muitas vezes não a encontram? O que lhes falta?
A meu ver, acho que foi o caso hoje, falta algo, que aprendemos muito bem (e sem preguiça): ler um texto na íntegra! Sim, o básico. A boa e velha leitura!
Porque afirmo, que foi o caso em relação à estudante em questão? Vamos lá! No primeiro site que acessei, sobre o assunto, encontrei um texto bem estruturado com as informações básicas sobre o programa. Nos dois primeiros parágrafos a explicação sobre o que é a identidade jovem. Em seguida, em letras GARRAFAIS o título “COMO FAZER?”, onde se orientava o como fazer a identidade, os lugares e/ou sites, onde se poderia emiti-la.
Além do site, que não traz informações adicionais, se já existe ou não tal identidade, busquei no site da Caixa Econômica Federal, a famosa CAIXA, que traz todas as informações para aqueles que desejarem e puderem participar deste programa social. Se você quer saber mais, acesse: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Site mencionado no texto:

Comentários