Pular para o conteúdo principal

Nós e os nós da incerteza

Nós, que trabalhamos na Educação, com o passar do tempo, mudança de função, de escolas, de cidade vamos ganhando experiência e observando cada vez mais o outro profissional ao nosso lado, mesmo que este convívio não seja diário.
Não vou citar nomes, nem escolas, nem cidades em respeito aos envolvidos.
Atuei, por um período de cerca de um ano, em uma escola com cerca de mil alunos. Na função, na qual atuava, tinha contato direto e diário com professores e também, claro, com as alegrias e dilemas de cada um nesta profissão.
Neste mesmo local convivi com duas professoras, que tiveram síndrome do pânico.
Agora soube, onde resido atualmente, de ao menos duas profissionais, próximas a mim, que já tiveram ou ainda têm a mesma doença.
Além delas, é cada vez mais comum, termos notícias de pessoas, que tiveram ou têm depressão.
Hoje conversei com uma docente, que está vivenciando este duro momento em sua vida. 
Com mais de trinta anos de trabalho. Atua em uma escola, onde é muito bem quista por todos!
Esta pessoa, nas diversas vezes, que tive contato com ela, conversamos, falamos do trabalho, sempre demonstrou muita vivacidade, motivação e alegria em trabalhar na atividade, que vem realizando há alguns anos. Muito falante, alegre, comunicativa. Muito envolvida com o alunado e trabalhando para a melhoria da aprendizagem deles.
Hoje a vi, em outro ambiente, após cerca de um ano, sem conversar e sem ter muitas notícias dela.  Está com depressão!
No meio da nossa conversa, uma das coisas que a têm afligido muito, é a incerteza do futuro. Neste ano está nesta função, que já foi ameaçada de extinção pelos órgãos superiores. Agora, próximo do final do ano, não sabe se no ano que vem estará na mesma escola, se estará na mesma função, se terá que ir para outra cidade...
Todos os anos, nós, professores passamos por períodos de grandes incertezas em nossa vida profissional! Chega este período de término de um ano, as escolas já se preparando para o próximo, que começa este sofrimento!
Se para muitos, com boa saúde, lidar com a incerteza deste período, é difícil, imagino o quanto está sendo martirizante para esta docente!
Fui buscar informações sobre esta doença e é assustadora a quantidade de professores, que são afastados das salas de aula por este motivo.
Vi uma notícia, de um Estado do Sudeste, na qual se tratava deste assunto. Como em toda notícia, a Secretaria do Estado, se posiciona e fala dos projetos voltados à saúde do trabalhador! Não fala nada das queixas dos docentes, que os levam a adoecer: salas lotadas, escolas com sérios problemas de infraestrutura, violência do entorno que invade as salas de aula! Não, destes problemas as Secretarias Estaduais de Educação não falam!
Há diversas  motivações para o início da depressão, problemas no trabalho é uma delas!!!
Não é o caso da docente citada aqui!
A ela desejo o pleno restabelecimento de sua saúde, de sua alegria, de sua vivacidade! Pude ver que tem o inestimável e importantíssimo apoio do esposo! Que ambos possam atravessar por esta fase com companheirismo e muito amor!

Tenho certeza também que os inúmeros amigos, que ela tem na cidade onde mora, darão a ela todo o apoio e carinho, que ela merece! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…