Pular para o conteúdo principal

Possibilidades

Hoje um amigo me perguntou se não estava mais publicando, porque não tem textos recentes no blog.
Contei a ele que ontem estava escrevendo um, quando inesperadamente meu computador travou, quando voltou a funcionar... cadê o texto? Sumiu! Não estava de jeito nenhum nos arquivos recuperados.
Você pode perguntar, por que não salvou? Por quê? Porque quando estamos escrevendo, planejando, pensando, repensando, as palavras vão fluindo, fluindo e nossos dedos parecem ter uma ligação mágica com nosso cérebro, de tal forma que o pensamento vai tomando forma, vida.
Este tomar forma é algo realmente mágico! Iniciamos um texto, podemos ter de início, um plano, uma ideia na cabeça. Quando começamos a escrevê-lo, ele vai nos mostrando a direção para onde quer ir.
Neste que você lê, talvez não enxergue esta mágica acontecendo, pois o verá acabado, formatado, concluído, diferentemente dos rascunhos, feitos à mão, dos escritores de outrora, nos quais se via o processo criativo, que se mostrava por meio de suas anotações, frases riscadas, reescritas, substituições de palavras, trechos riscados.
O computador nos trouxe possibilidades, que antes eram impensáveis! Você pode, por exemplo, ir escrevendo seu texto, salvando as diferentes versões para depois publicar a que considerar melhor. Pode também usar imagens nos seus textos, imagens gratuitas da internet, ou imagens feitas por você. Pode criar hiperlinks do seu texto para outros textos. Em português quando um texto surge a partir de outro texto, chamamos de intertextualidade. No caso do hiperlink é uma palavra, que possui um link, que direciona o leitor para outro site, outro texto, que considerar pertinente.
Você que está lendo, pode estar pensando... para onde vai este texto? Tenho caminhos possíveis, mas qual será que escolherei para concluí-lo?
Se quiser dar seu palpite, poste-o nos comentários!

Obs. Em breve publicarei a continuidade dele. Será que seu palpite estará correto? Vamos lá! Escreva-o e veremos!


Comentários

Professor Gerson disse…
Não tenho uma ideia clara sobre os caminhos que serão percorridos pela autora na conclusão deste texto. Levanto uma hipótese que me parece coerente com o que já escreveu até aqui: a cara amiga escreverá sobre a "Arte de Escrever" demonstrando que embora seja fruto da inspiração, deve-se também a transpiração, ou seja, ao trabalho árduo de reler, reescrever, editar e finalmente finalizar. Seja como for, textos são como filhos: depois de gestados, os achamos lindos e irretocáveis.

Mas, como o texto está incompleto, tal qual a história do homem que se apresentou ao sábio com um pássaro em um saco de papel, qualquer hipótese poderá ser contrariada, pois a resposta se encontra em suas mãos!

Seja como for, o texto será somente seu quando o escrever. A partir daí, o contexto dos leitores determinará qual o sentido que ele terá para a sua leitura.

É sempre um prazer ler seus textos! Obrigado por compartilhá-los!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…