Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Internet e redes sociais: o que fazer sem elas?

Semana passada assisti uma breve e bem humorada palestra sobre as doenças da internet ministrada por um médico da região, Dr. Habermann. Bem humorada, mas não menos séria. Nela ele elencou algumas doenças atribuídas as pessoas que são usuários compulsivos da internet, telefone celular, redes sociais.
Não me incluo entre estas pessoas, mesmo gostando muito de internet, trabalhando diariamente com ela. Também tenho celular, que uso mais para enviar mensagens, algumas raras ligações, recebê-las, além de, em algumas ocasiões, acessar o google maps, muito útil, quando não se sabe bem onde se está.
Por que não me incluo entre os fanáticos?
Não sou fanática por celular, pois fico horas, até dias, sem ligá-lo, ou mesmo sem receber ligações. Aliás tenho vários registros de ligações perdidas, pois costumo deixá-lo na bolsa e no silencioso. No setor onde trabalho somos treze pessoas. Já pensou treze celulares tocando o dia todo? Além deles existem os telefones fixos dos ramais, que são no mínimo seis, que tocam o dia todo. Alguns com as campainhas mais altas, outros mais baixas, depende de qual mesa, de qual pessoa eles ficam mais perto.
Não sou fanática por redes sociais. Gosto, é verdade. Procuro não postar de tudo por lá. Procuro utilizar os poucos mecanismos de segurança, que a rede me proporciona. Nela acabo falando, até por bate papo, com pessoas amigas, pessoas que conheci no trabalho há pouco ou muito tempo. Resgatei, por meio delas, amizades de mais de vinte anos, que de outra forma não teria reencontrado.
Utilizo-as também para falar das novidades deste blog a todas estas pessoas, bem como a mostrar um pouco da beleza que encontro nas cidades, onde vou, a trabalho ou à passeio, que é registrada nas muitas fotografias.
Hoje, 04 de agosto, as 20h06 minutos, estou escrevendo este texto, que você terá acesso amanhã. Não que não quisesse publicá-lo no blog hoje. O que me impede? A falta de conexão com a internet. Não, não deixamos de pagar o serviço. Um motorista de caminhão desavisado passou pela rua por volta das 12h30 minutos levou consigo mais do que a poeira da rua. Levou os cabos da internet!
Você deve estar perguntando... ninguém chamou a empresa responsável. Sim. Chamou. Os técnicos da tal empresa, que ofecere “combos” de serviços, estavam até por volta das 17h30 minutos, tentando consertar o estrago feito pelo veículo tresloucado. Não conseguiram. Continuamos, eu e outros clientes da rua, sem sinal de nada. Sem internet, sem telefone, sem televisão.
Por volta das 19h, como não voltava o sinal, liguei, do celular, para a empresa. Fui atendida por uma moça. Me atendeu, com a demora habitual destes serviços, até que respondeu a pérola “Um técnico viria até a rua amanhã verificar o que os outros fizeram.” Não aguentei!!!
Em tempos de celular 3G, 4G, iPhone, iPad, etc, etc, os técnicos que estavam aqui, na rua, não poderiam ter informado à central se tinham consertado ou não? Se não consertaram, as dificuldades que encontraram para não fazê-lo? Se tivessem entrado em contato não poderiam ter agilizado a comunicação para que, desta forma, no dia seguinte o conserto fosse feito com mais rapidez?
Senhores, cadê a eficácia e a eficiência tão propalada pelas empresas particulares?  Cadê a agilidade tão vendida, a nós consumidores, nas propagandas de TV, que falam das maravilhas destas grandes empresas?
Mas voltando ao tema deste texto. Como podem verificar, agora são mais de 20h30 minutos, continuo aqui, escrevendo este texto, refletindo sobre a internet e a falta dela.
Não, não sou mais uma fanática pela internet!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança