Pular para o conteúdo principal

Primeiros testes, primeiras imagens

Gosto de fotografia há muito tempo. Nem sei bem quanto. A fotografia está presente   na minha vida desde o momento em que reuni as fotos de família em álbuns. Chegou uma hora que pude comprar minha primeira câmera, se é que posso chama-la assim. Uma simples Kodak Instamatic, que se parecia com uma caixa, pois era retangular, toda preta, com um mecanismo bem simples. Mesmo com toda esta simplicidade fiz fotos com ela. Não sei quantas.
Mais tarde, muito mais tarde, pude comprar uma máquina mais moderna. No momento não lembro a marca. Ainda analógica. Mais tempo se passou e pude comprar outra, agora mais  moderna, com uma objetiva com um boom zoom, para a época, com a qual tirei várias fotos. Esta ainda tenho. Havia dado para meu irmão, mas com o advento das digitais, ela ficou em uma gaveta, esquecida. Resgatei-a, comprei filme, bateria. Tirei algumas fotos, mas ainda não revelei. Não usei todo o filme, pois quero ir tirando fotos aos poucos, economizando, como fazia com as outras. Um dia levar o filme até o Foto e mandar revelar, aguardar para ver os tesouros escondidos.
O tempo passou e também adquiri(mos) máquinas digitais. A primeira uma Samsung, que serviu muito. Foi muito usada. Depois uma Sony, a H10! Hoje já existe a Hx300! Há algum tempo mudei de marca, agora Canon.
Recentemente tenho feito cursos rápidos, aprendendo fundamentos e dicas para fotografar melhor. Este ano não terei cursos, pois os mesmos estão sendo feitos durante a semana, quando estou trabalhando... Uma pena! Estou assistindo vídeos tutoriais sobre fotografia, aprendendo a manusear melhor a máquina fotográfica digital, que tenho atualmente.
Hoje fiz minhas primeiras tentativas, na verdade, revendo conceitos estudados anteriormente, mas não praticados. Mudando a velocidade, abertura, entre outras coisinhas... O resultado, destes primeiros testes, está nas fotos abaixo. Elas foram feitas usando o modo TV, ISO alto (o maior da máquina), velocidade baixa, abertura alta... Acho que é isto! Não consigo decorar, no momento, talvez com a prática, consiga isto, mas não em preocupo, pois o necessário é saber usar, afinal não sei os nomes das peças do carro, mas sei dirigi-lo!









Comentários

Jr disse…
O livro Fotógrafo Completo, Tom Ang, Editora Europa, é excelente. Acho que vale a pena comprar
catléia disse…
Jr, muito obrigada pela dica. Vou anotá-la, assim que puder, irei comprá-lo. Se não for extremamente técnico, poderá me ajudar muito sim!
Obrigada por acessar meu blog! Espero que tenha gostado e que volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…