Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Primeiros testes, primeiras imagens

Gosto de fotografia há muito tempo. Nem sei bem quanto. A fotografia está presente   na minha vida desde o momento em que reuni as fotos de família em álbuns. Chegou uma hora que pude comprar minha primeira câmera, se é que posso chama-la assim. Uma simples Kodak Instamatic, que se parecia com uma caixa, pois era retangular, toda preta, com um mecanismo bem simples. Mesmo com toda esta simplicidade fiz fotos com ela. Não sei quantas.
Mais tarde, muito mais tarde, pude comprar uma máquina mais moderna. No momento não lembro a marca. Ainda analógica. Mais tempo se passou e pude comprar outra, agora mais  moderna, com uma objetiva com um boom zoom, para a época, com a qual tirei várias fotos. Esta ainda tenho. Havia dado para meu irmão, mas com o advento das digitais, ela ficou em uma gaveta, esquecida. Resgatei-a, comprei filme, bateria. Tirei algumas fotos, mas ainda não revelei. Não usei todo o filme, pois quero ir tirando fotos aos poucos, economizando, como fazia com as outras. Um dia levar o filme até o Foto e mandar revelar, aguardar para ver os tesouros escondidos.
O tempo passou e também adquiri(mos) máquinas digitais. A primeira uma Samsung, que serviu muito. Foi muito usada. Depois uma Sony, a H10! Hoje já existe a Hx300! Há algum tempo mudei de marca, agora Canon.
Recentemente tenho feito cursos rápidos, aprendendo fundamentos e dicas para fotografar melhor. Este ano não terei cursos, pois os mesmos estão sendo feitos durante a semana, quando estou trabalhando... Uma pena! Estou assistindo vídeos tutoriais sobre fotografia, aprendendo a manusear melhor a máquina fotográfica digital, que tenho atualmente.
Hoje fiz minhas primeiras tentativas, na verdade, revendo conceitos estudados anteriormente, mas não praticados. Mudando a velocidade, abertura, entre outras coisinhas... O resultado, destes primeiros testes, está nas fotos abaixo. Elas foram feitas usando o modo TV, ISO alto (o maior da máquina), velocidade baixa, abertura alta... Acho que é isto! Não consigo decorar, no momento, talvez com a prática, consiga isto, mas não em preocupo, pois o necessário é saber usar, afinal não sei os nomes das peças do carro, mas sei dirigi-lo!









Comentários

Jr disse…
O livro Fotógrafo Completo, Tom Ang, Editora Europa, é excelente. Acho que vale a pena comprar
catléia disse…
Jr, muito obrigada pela dica. Vou anotá-la, assim que puder, irei comprá-lo. Se não for extremamente técnico, poderá me ajudar muito sim!
Obrigada por acessar meu blog! Espero que tenha gostado e que volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

O Tempo em Suspenso: Memórias de um Luto que Distorce as Horas

  Há alguns meses li uma matéria na internet que falava da percepção do tempo pelas pessoas que estão passando pelo luto. Perdi minha mãe há cerca de sete meses e desde os primeiros dias percebi que algo em mim havia mudado. Além da ausência, da saudade, das lembranças ao estar nos lugares onde estivemos juntas com frequência, senti algo diferente relacionado à passagem do tempo. Primeiro imaginei que era algo passageiro, apenas uma impressão minha que passaria rapidamente, e isso me acalmou. Após o retorno da vida quase normal após a pandemia também me senti assim ao andar pela cidade e verificar mudanças que não vi acontecerem. Casas antigas desapareceram. Novas construções surgiram. Comércios fecharam. Outros novos comércios foram abertos. Mas agora não era isso. O sentimento é outro. Em especial quando estou só, em silêncio comigo mesma, andando indo para o trabalho ou andando pela rua, em silêncio. Acompanhei mudanças na cidade próximas ao bairro que moro, vi novos ...

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e...