Pular para o conteúdo principal

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano!
Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos!
Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema?
Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os sons, os recantos, as construções. Tudo é muito bonito!
Há duas opções de visitação: espontânea, sem um monitor, e a monitorada, na qual você contrata o serviço de um dos guias que ficam por lá. Optamos pela primeira opção, pois nossa intenção era andar a vontade, ir fotografando a natureza, os prédios antigos.
Em relação à fotografia há algumas restrições, pois alguém do grupo tem que assinar um termo de responsabilidade, informando os nomes de todos os integrantes do grupo, no qual se compromete em não utilizar as imagens com fins comerciais, somente poderão ser utilizadas para divulgação do local.
Existem trilhas que podem ser feitas, mas somente com os monitores. Não fizemos, nesta visita, as famosas trilhas, mas ficou a vontade enorme de fazê-las!
O que há a mais para visitar e conhecer?
Tem diversas construções, cheias de História, em algumas existem placas com informações sobre o local. A Casa das Armas Brancas, belíssima construção, toda de pedra, é a primeira fábrica de armas do Brasil, onde eram produzidas armas para o Exército Brasileiro, era gerenciada por esta Instituição.
Há também a primeira usina hidrelétrica (represa), cuja finalidade foi o aproveitamento da energia produzida. A represa forma um lago enorme, cuja paisagem belíssima, por si só, é um espetáculo!
Há os antigos casarios dos funcionários, algumas em bom estado, outras nem tanto!
Há as casas maiores, próximas a antiga casa sede, as quais estão ocupadas, acredito, que por funcionários do Ibama, órgão responsável pela Fazenda.
Na Casa Sede há um centro de recepção e orientação ao Turista. Neste local é que se solicita que uma pessoa do grupo assine o termo de responsabilidade para utilização das fotografias.
Também é cobrado um valor por visitante de seis reais e cinqüenta centavos. Não sei informar se, no caso de excursões escolares, há algum desconto ou isenção.
Interessante é ligar antes, verificar os preços, agendar data e, possível, o monitor para orientar a visita, desta forma trazer mais conhecimento aos alunos.
Menores de até 12 anos e maiores de 60 anos são isentos da taxa de ingresso, assim como instituições de ensino públicas pré-agendadas, segundo informações dos sites consultados.
No site do ICMBio tem informações sobre: agendamentos, horários, ingressos, locais para visitar; atrativos do lugar; orientações (e mapas) para se localizar e encontrar a Fazenda Ipanema.
Neste mesmo site tem orientações detalhadas de como as escolas públicas poderão conseguir a isenção do pagamento dos ingressos, portanto interessante é ler estas orientações antes de agendar a visita!
Não há lixeiras, portanto, caso vá com alunos, aproveite para orientá-los a respeito de consciência ambiental, guardar o lixo (em uma sacola) para jogar em uma lixeira, quando encontrá-la!
A visitação pode ser uma excelente atividade/ projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de História, Geografia, Ciências e atrelada ao currículo da Escola.
Dica: ir com roupa confortável, calçar tênis ( de preferência tênis que não seja de tecido), levar um “squeeze” com água para ir se hidratando durante a visita. No local há  uma modesta lanchonete e sanitários limpos, com papel higiênico, papel toalha.
Mais informações sobre o local poderão ser obtidas nos seguintes sites:

As fotos deste blog não poderão e nem deverão ser baixadas, nem utilizadas para outros fins, pois não há autorização da autora e administradora deste blog para utilização das mesmas!

Obs. as informações constantes das legendas estão no folder distribuído aos turistas na Fazenda Ipanema,

Abaixo fotos do local!
Casa das Armas Brancas - Serviu de oficina para fabricação de armas para a Guerra do Paraguai

Ponte articulada - Fabricada na Inglaterra, chegou ao Brasil em 1811, previa a dilatação e contração do metal pela variação da temperatura







Represa Hedberg - A primeira usina do Brasil a ser utilizada para produção de energia elétrica

Represa Hedberg



Casa da Guarda - antigo depósito de minerais, de 1811, sofreu modificações para se transformar em quartel e prisão militar

Interior da Casa das Armas Brancas


Lago da Represa Hedberg


Detalhe - telhado da Casa da Guarda


Detalhe - telhado da Casa da Guarda

Interior da Casa das Armas Brancas


Ponte articulada 


Interior da Casa das Armas Brancas

Sede administrativa - residência do diretor e escritórios administrativos da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, datada de 1811. Foi alterada, em 1841, com a construção do torreão que hospedou D. Pedro II.


Relógio de Sol - construído em 1863, marca a passagem do Trópico de Capricórnio



Fornos de carvão - Em forma de colmeia, foram construídos em 1913, na tentativa de reativação da fábrica.


Segunda Oficina de Refino e Modelagem - pertence ao conjunto dos altos fornos geminados, de 1818, sendo ampliada em 1840.

Ao Fundo: Alto Fornos Mursa - construído entre 1878 e 1885, mas nunca entrou em funcionamento por falta de uma máquina insufladora

Primeiro plano: Alto Fornos Mursa - construído entre 1878 e 1885, mas nunca entrou em funcionamento por falta de uma máquina insufladora



Altos Fornos Geminados - inaugurado em 1 de novembro de 1818, foram alterados para aumento da capacidade, em 1840 e 1865.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…