Frango barato e manuseio de alimentos

Vamos assistindo os jornais televisivos, muitas vezes sem prestar muita atenção ao que é falado ou mostrado.
Vejo, em uma TV regional, uma matéria falando sobre os benefícios (?) da carne de frango. Não vou discutir se tem tantos benefícios, conforme os apontados na matéria. Não é este o objetivo deste texto.
Durante a matéria é mostrada uma chapa, na qual são grelhados diversos pedaços de peito de frango. Não teria nada de mais, se parasse em uma imagem da cena sem o foco na chapa. Quando a câmera se aproxima da chapa, além de mostrar os pedaços de frango, são mostrados pedaços  pequenos de algo, que não dá para identificar o que são. Seriam restos de outros pedaços de frango grelhados anteriormente? Seriam restos do quê?
Além deste detalhe vê-se, na imagem mostrada, que a chapa está grossa de gordura... Será que esta gordura que fica ali, sendo esquentada, requentada, reaquecida, misturada à água que o frango solta, ao ser grelhado, contribui para os benefícios da carne de frango?
Sou meio avessa a comer em determinados locais, pois nem sempre a higiene é percebida em todos os lugares do estabelecimento comercial. Já era exigente, mas participei de uma capacitação, na qual eram detalhados os cuidados em locais, onde são preparados alimentos. São diversos, mas será que atentamos a eles, quando estamos comendo em uma lanchonete ou padaria?
Entre estes cuidados estão os relacionados às pessoas que vão manusear estes produtos:
- uso da touca telada (véu) para segurar os cabelos;
- uso de avental;
- uso de unhas muito curtas e sem esmaltes;
- mãos sempre limpas (lavá-las frequentemente);
- não usar anéis;
- não usar pulseiras;
- usar calçados antiderrapantes.
Alguns destes cuidados devem ser tomados para evitar acidentes e outros para  contribuir com a higiene no manuseio e preparo dos alimentos, pois os anéis e as unhas compridas, por exemplo, são depósitos de sujeiras, que podem contaminar os alimentos, o que pode causar uma intoxicação alimentar.
Há outros cuidados relacionados aos locais onde estes alimentos serão manuseados, em especial, a pia onde os mesmos serão lavados. Não pode haver lixeira sobre a pia; não deve ser utilizado guardanapo de pano; na pia deve haver torneira elétrica para lavar os recipientes utilizados no preparo dos alimentos e ela, a pia, deve estar sempre limpa.
Não quero, neste texto, esgotar o assunto, pois não é o objetivo, até porque não sou especialista, mas para aqueles que queiram saber mais sobre o assunto, há diversos sites que trazem mais informações, os quais elencarei ao final deste texto.
Espero ter contribuído para você apurar o seu olhar ao entrar em uma padaria, restaurante ou mesmo uma cantina escolar.

Sites para saber mais:
Apresentação (Slideshare):
Apresentação (Slideshare):
Obs. Para acessar as apresentações slideshare você poderá usar o login e a senha do Facebook ou Linkedin.




Comentários