Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Frango barato e manuseio de alimentos

Vamos assistindo os jornais televisivos, muitas vezes sem prestar muita atenção ao que é falado ou mostrado.
Vejo, em uma TV regional, uma matéria falando sobre os benefícios (?) da carne de frango. Não vou discutir se tem tantos benefícios, conforme os apontados na matéria. Não é este o objetivo deste texto.
Durante a matéria é mostrada uma chapa, na qual são grelhados diversos pedaços de peito de frango. Não teria nada de mais, se parasse em uma imagem da cena sem o foco na chapa. Quando a câmera se aproxima da chapa, além de mostrar os pedaços de frango, são mostrados pedaços  pequenos de algo, que não dá para identificar o que são. Seriam restos de outros pedaços de frango grelhados anteriormente? Seriam restos do quê?
Além deste detalhe vê-se, na imagem mostrada, que a chapa está grossa de gordura... Será que esta gordura que fica ali, sendo esquentada, requentada, reaquecida, misturada à água que o frango solta, ao ser grelhado, contribui para os benefícios da carne de frango?
Sou meio avessa a comer em determinados locais, pois nem sempre a higiene é percebida em todos os lugares do estabelecimento comercial. Já era exigente, mas participei de uma capacitação, na qual eram detalhados os cuidados em locais, onde são preparados alimentos. São diversos, mas será que atentamos a eles, quando estamos comendo em uma lanchonete ou padaria?
Entre estes cuidados estão os relacionados às pessoas que vão manusear estes produtos:
- uso da touca telada (véu) para segurar os cabelos;
- uso de avental;
- uso de unhas muito curtas e sem esmaltes;
- mãos sempre limpas (lavá-las frequentemente);
- não usar anéis;
- não usar pulseiras;
- usar calçados antiderrapantes.
Alguns destes cuidados devem ser tomados para evitar acidentes e outros para  contribuir com a higiene no manuseio e preparo dos alimentos, pois os anéis e as unhas compridas, por exemplo, são depósitos de sujeiras, que podem contaminar os alimentos, o que pode causar uma intoxicação alimentar.
Há outros cuidados relacionados aos locais onde estes alimentos serão manuseados, em especial, a pia onde os mesmos serão lavados. Não pode haver lixeira sobre a pia; não deve ser utilizado guardanapo de pano; na pia deve haver torneira elétrica para lavar os recipientes utilizados no preparo dos alimentos e ela, a pia, deve estar sempre limpa.
Não quero, neste texto, esgotar o assunto, pois não é o objetivo, até porque não sou especialista, mas para aqueles que queiram saber mais sobre o assunto, há diversos sites que trazem mais informações, os quais elencarei ao final deste texto.
Espero ter contribuído para você apurar o seu olhar ao entrar em uma padaria, restaurante ou mesmo uma cantina escolar.

Sites para saber mais:
Apresentação (Slideshare):
Apresentação (Slideshare):
Obs. Para acessar as apresentações slideshare você poderá usar o login e a senha do Facebook ou Linkedin.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança