Visita à Fazenda Lageado II

Há algum tempo escrevi, neste blog, um texto falando da Fazenda Lageado. Não me lembro o que escrevi. Não vou ler, desta forma não serei influenciada pelo conteúdo dele, pois pretendo tecer outros comentários, pois cada visita é nova, traz novas imagens, novas pessoas, novos roteiros.
Novidades na visita deste final de semana: algumas flores, muita gente caminhando, fazendo exercícios, visitando.
Encontramos algumas pessoas de São Paulo e São José do Rio Preto, que vieram visitar a Fazenda, queriam também visitar o Museu do Café, mas infelizmente não puderam, pois aos domingos fica aberto das 12h às 17h.
Uma destas pessoas trabalha com turismo em São José do Rio Preto, como conversamos, pois estávamos por ali tirando algumas fotos, acabamos dando informações sobre a cidade e o Museu. Um dos visitantes, de São Paulo, tentava falar de alguns lugares, mas não sabia os nomes.
Acabei virando “monitora” do Museu, falei dos horários, do acervo da Fazenda, que fica na antiga casa sede, das exposições temporárias, da recente abertura do andar inferior da casa. Falei um pouco sobre a Fazenda Demétria, o que há para visitar por lá, fruto de algumas visitas e orientações do amigo Sílvio V. Miranda.
A turismóloga saiu animada, já com ideias de um roteiro de visitas para escolas particulares da região, onde mora.
O que eu senti falta nesta visita? O mesmo que a visitante, que o Museu do Café ficasse aberto aos domingos, em um horário maio, que cobrisse também o período da manhã, pois não é a primeira vez que encontramos turistas visitando o local, mas que devido ao horário de visitação ficam impedidas de ter acesso a este importante espaço cultural da Fazenda Lageado.
Mas para você que nunca veio, não conhece... o que há para fazer na Fazenda Lageado?
Durante a semana o Museu do Café tem um horário maior, pois recebe visitas das escolas, em especial, das estaduais por meio do Projeto Lugares de Aprender.
No final de semana é um lugar muito visitado por turistas em geral, pelos próprios moradores da cidade, que vêm para este espaço para usufruir da natureza, ar puro, imenso espaço para caminhadas, corridas, passeios, saídas fotográficas.
Informações sobre a Fazenda Lageado:
Portaria I: Rua José Barbosa de Barros, nº 1780
Bairro: Portaria II: Rodovia Alcides Soares, Km 3
18.610-307 - Botucatu, SP
Telefone: (14) 3880-7100
Sites com mais informações sobre a História:
Alguns sites/blogs da Fazenda Demétria:

Algumas imagens da Fazenda e de seus visitantes!
Arquitetura...












Natureza...















Pessoas












Comentários