Pular para o conteúdo principal

O fenômeno dos Diários de Classe nas redes sociais


Quem não ouviu ou leu algo a respeito, deveria se informar. Se este alguém é professor, diretor ou coordenador em alguma escola, a informação sobre o assunto é ainda mais urgente e necessária!
Há algum tempo um dos canais de TV, veiculou uma matéria falando sobre uma menina de uma cidade de Santa Catarina, que abriu uma página no Facebook, intitulada Diário de Classe ... Por meio desta página, a aluna começou a postar periodicamente fotos da escola, bem como comentários a respeito dos problemas encontrados.
Depois disto, da repercussão do feito desta garota, a mídia se voltou mais ainda para o assunto. Se você quiser, basta digitar no Facebook “Diário de classe da...”, “Diário” ou ainda “Diário da EE, EMEF...”.
Algumas destas páginas são abertas a qualquer usuário do Face, outras são restritas aos “amigos” adicionados pelo administrador do Diário.
Há várias páginas, entre elas a da Escola de Santa Catarina, primeira no Brasil, onde tudo começou, mas também de São Paulo, Pernambuco...
A aluna, que iniciou este processo na internet, auxilia, quando procurada, os demais alunos interessados em montar o diário da escola onde estuda.
Não acho, como alguns comentários que li no próprio Facebook, que devamos ficar nos pautando por este ou aquele programa sem nenhuma crítica.
O que acredito é que este fato mostra a nós, que atuamos em Educação, que o jovem sabe utilizar a as redes sociais a seu favor, para exigir, cobrar seus direitos.
Quanta gente não trabalha duramente, cotidianamente em todas as escolas por este Brasil afora, luta diariamente com dificuldades, falta de apoio da comunidade, entre tantas outras, ainda sim cumpre com o papel social da Escola: ensinar.
Mesmo trabalhando arduamente, muitas vezes nem o entorno da escola, os moradores e instituições da vizinhança, sabem como, nem o quanto trabalham.
Podemos, assim como estes adolescentes, usar as redes sociais a favor da Escola, da divulgação dos projetos e ações desenvolvidas intra muros escolares.
Já existem bons exemplos no próprio Face. Diretores de escola ou coordenadores que viram o potencial desta ferramenta para divulgar, socializar o trabalho de toda a equipe escolar.
Entretanto vale lembrar que a página do Facebook, do Orkut ou do Tumblr, ou qualquer outra rede social precisa mostrar as atividades e projetos de todos, não de uma única pessoa. Deve-se ter cuidado também para não postar fotos, que exponham os alunos a situações vexatórias.
Outro cuidado importante é quem vai administrar esta página, pois ela não pode ficar em mãos erradas, de pessoas que possam denegrir a imagem da instituição ou de pessoas que nela atuam.
Neste caso, uma página de uma Escola, deve ser encarada como algo institucional, ou seja, que representa as opiniões dos que nela trabalham, não de um pequeno grupo.
Dica de leitura:
Na matéria do link http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/09/inspirados-em-isadora-diarios-de-classe-se-multiplicam-no-facebook.html além de falar dos diários, há no final da matéria uma lista dos cuidados com páginas da internet, bem como dicas para não ser vítima de processo judicial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…