Os professores do Ceará e a democracia


Ontem assisti uma reportagem falando de mais um capítulo da greve dos professores no Ceará.
Neste capítulo, os professores foram até a Assembléia Legislativa de seu Estado defender seus direitos, em uma sessão onde seriam discutidos. Nesta casa, onde se escrevem e aprovam as leis em benefício do povo (?) foram barrados, proibidos de entrar. Não apenas isto, chamaram a polícia, que reprimiu violentamente uma manifestação do povo. Muitos destes policiais, com certeza, foram alunos destes, ou de outros, professores, mas mesmo assim usaram da força física, bruta, agrediram pessoas que ali estavam para acompanhar uma discussão em uma sessão pública.
Muitos de nós, professores, já passaram por situação parecida em seus Estados. Ao lutar pelos seus direitos, ao ficar em greve, sofrer agressão da polícia, ser recebido com a tropa de choque e os cachorros, com bomba de gás lacrimogênio.
Não, não estou descrevendo uma situação de guerra. Não estou descrevendo uma situação contra terroristas!
O que estou descrevendo são situações que acontecem em um país que se diz DEMOCRÁTICO, que há pouco tempo tinha entre seus slogans “Brasil: um país de todos e de todas”
Mas o que é democracia? O que significa esta palavra?
democracia
de.mo.cra.ci.a
sf (gr demokratía) 1 Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo; democratismo. 2 A influência do povo no governo de um Estado. 3 A política ou a doutrina democrática. 4 O povo, as classes populares.
Segundo o dicionário Michaellis, um de seus significados é governo do povo; sistema em que cada cidadão participa do governo.
Mas participar de que forma? Somente pelo voto? Basta votar e “deixar rolar” ?
Estes professores tentaram participar ATIVAMENTE da discussão, da votação, e o que aconteceu? Polícia neles!!!!
Isto lembra os tempos da repressão? Só faltaram os cavalos! Porque a truculência, a brutalidade estava ali.
Cadê os manifestantes que aos milhares vão à passeata pela liberação da maconha? Cadê as pessoas, cidadãos, que se reúnem aos milhares nos estádios de futebol para gritar, torcer, sofrer pelo seu time?
Será que estes sabem o que é democracia? Será que sabem quando o sistema está desrespeitando os direitos dos cidadãos?
A Educação é isto, somente ela é capaz de levar o ser humano a pensar, a questionar, a criticar.

Comentários