Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Os professores do Ceará e a democracia


Ontem assisti uma reportagem falando de mais um capítulo da greve dos professores no Ceará.
Neste capítulo, os professores foram até a Assembléia Legislativa de seu Estado defender seus direitos, em uma sessão onde seriam discutidos. Nesta casa, onde se escrevem e aprovam as leis em benefício do povo (?) foram barrados, proibidos de entrar. Não apenas isto, chamaram a polícia, que reprimiu violentamente uma manifestação do povo. Muitos destes policiais, com certeza, foram alunos destes, ou de outros, professores, mas mesmo assim usaram da força física, bruta, agrediram pessoas que ali estavam para acompanhar uma discussão em uma sessão pública.
Muitos de nós, professores, já passaram por situação parecida em seus Estados. Ao lutar pelos seus direitos, ao ficar em greve, sofrer agressão da polícia, ser recebido com a tropa de choque e os cachorros, com bomba de gás lacrimogênio.
Não, não estou descrevendo uma situação de guerra. Não estou descrevendo uma situação contra terroristas!
O que estou descrevendo são situações que acontecem em um país que se diz DEMOCRÁTICO, que há pouco tempo tinha entre seus slogans “Brasil: um país de todos e de todas”
Mas o que é democracia? O que significa esta palavra?
democracia
de.mo.cra.ci.a
sf (gr demokratía) 1 Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo; democratismo. 2 A influência do povo no governo de um Estado. 3 A política ou a doutrina democrática. 4 O povo, as classes populares.
Segundo o dicionário Michaellis, um de seus significados é governo do povo; sistema em que cada cidadão participa do governo.
Mas participar de que forma? Somente pelo voto? Basta votar e “deixar rolar” ?
Estes professores tentaram participar ATIVAMENTE da discussão, da votação, e o que aconteceu? Polícia neles!!!!
Isto lembra os tempos da repressão? Só faltaram os cavalos! Porque a truculência, a brutalidade estava ali.
Cadê os manifestantes que aos milhares vão à passeata pela liberação da maconha? Cadê as pessoas, cidadãos, que se reúnem aos milhares nos estádios de futebol para gritar, torcer, sofrer pelo seu time?
Será que estes sabem o que é democracia? Será que sabem quando o sistema está desrespeitando os direitos dos cidadãos?
A Educação é isto, somente ela é capaz de levar o ser humano a pensar, a questionar, a criticar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

O Tempo em Suspenso: Memórias de um Luto que Distorce as Horas

  Há alguns meses li uma matéria na internet que falava da percepção do tempo pelas pessoas que estão passando pelo luto. Perdi minha mãe há cerca de sete meses e desde os primeiros dias percebi que algo em mim havia mudado. Além da ausência, da saudade, das lembranças ao estar nos lugares onde estivemos juntas com frequência, senti algo diferente relacionado à passagem do tempo. Primeiro imaginei que era algo passageiro, apenas uma impressão minha que passaria rapidamente, e isso me acalmou. Após o retorno da vida quase normal após a pandemia também me senti assim ao andar pela cidade e verificar mudanças que não vi acontecerem. Casas antigas desapareceram. Novas construções surgiram. Comércios fecharam. Outros novos comércios foram abertos. Mas agora não era isso. O sentimento é outro. Em especial quando estou só, em silêncio comigo mesma, andando indo para o trabalho ou andando pela rua, em silêncio. Acompanhei mudanças na cidade próximas ao bairro que moro, vi novos ...

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e...