Pular para o conteúdo principal

Informática e inclusão digital

Trabalhei muitos anos na Grande São Paulo. Vivi muitos anos lá também. Nos últimos anos vimos uma crescente utilização da Informática, a popularização dos computadores, da internet, ao acesso à web. Em geral, a maioria das pessoas de nossas relações, professores, diretores, coordenadores usando o PC para realizar atividades profissionais, para seu lazer, enfim se apropriaram destas tecnologias.
Vimos também a facilidade do acesso, mesmo para quem não tem o computador em casa, nas lan louses espalhadas nos centros da cidade e nos bairros mais afastados. Nos shoppings há cartazes avisando a possibilidade de acesso à internet gratuitamente, bastando para isto portar um notebook ou um netbook (computador portátil de dimensões bem menores do que o notebook) com sistema wirelless (rede de internet sem fio).
Saímos da Grande São Paulo, mudamos para uma cidade do interior, de médio porte, uma das maiores de sua região. Imaginávamos que aqui a informática e seus recursos também estivessem popularizados, mais disseminados entre a população. Ledo engano!
Já percebemos nas escolas esta nova realidade! São poucos os professores que têm intimidade com o computador, mesmo havendo o equipamento à disposição deles, com conexão à internet, enviado às escolas em 2007/8 em um programa governamental.
Somente isto já nos daria um indicador...
E entre a população mais carente? Como estaria este acesso?
Aqui ainda são muito populares outros meios de comunicação, que atingem esta faixa da população.
É comum vermos pelas ruas um carro de som, que comunica aos moradores o falecimento de alguém, local do velório, convidando conhecidos para a cerimônia.
Isto me lembrou muito a cidade de minha infância e juventude, onde este tipo de informação era veiculada em um sistema de alto-falantes instalado na avenida principal, mais tarde passou a ser feita pela pequena Rádio.
O rádio... este aqui ainda é muito popular, tanto que quando as pessoas querem reclamar, chamar a atenção para algum problema na sua rua, no seu bairro, vão até uma das poucas rádios existentes aqui, “colocam a boca no trombone!”
Quando uma instituição, escola, igreja, prefeitura, quer também informar a maioria dos habitantes, utiliza os microfones de uma delas, porque com certeza o público alvo, sem acesso à net, vai ouvir, vai receber a informação.
Bem... a internet popularizada? O PC freqüentando o cotidiano como faz a televisão?
Meus caros, ainda não é realidade aqui! A inclusão digital tão falada pela mídia está longe de acontecer!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…