Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Viagens

Fizemos uma rápida viagem de férias, da qual trouxemos lindas imagens, lembranças, histórias...Algumas imagens mostrarei no decorrer desse texto. Toda estrada que leva para o interior dos Estados tem suas peculiaridades: cor do céu, plantações, cidadezinhas, tipos humanos.

Nesse roteiro tivemos tudo isso e muito mais, mas o muito o mais ficará somente para nós que fizemos a viagem!

Algumas rodovias entre uma cidadezinha e outra com um visual bucólico, de muito silêncio, poucos carros, muitas árvores frutíferas ou então grandes eucaliptos que deixam o ar com aquele cheirinho gostoso, refrescante, mesmo durante o calorão.

Flores que vemos e que têm um outro colorido... estamos com os olhos e o coração abertos para atentar para as cores, detalhes, cheiros!

Certos detalhes só conhece quem nasceu e viveu boa parte de sua vida no interior, conhecendo as plantas, seus nomes, suas utilidades, seus cheiros.

Criança longe da TV, do computador e do videogame cria brincadeiras, revive outras antigas, inventa mundos e castelos, seus soldados, rei, príncipes e princesas.

Construir... é isso que faz aquela pequenina aranha,

que sobe e desce pela finíssima e quase invisível teia,por onde viaja, balança ao vento, mas também aprisiona os outros insetos que lhe servirão de alimento.

Por todas as estradas sempre há e sempre existirão muitos andantes, com sua trouxa nas costas, andando de uma cidade a outra, comendo o que ganha, dormindo embaixo das árvores, sendo olhado com curiosidade por todos os passantes.

Restos de construções, ruínas, que receberam pessoas, abrigaram vidas, histórias, sorrisos, tristezas. Igrejinhas esquecidas pelo tempo! Como aquela construída há muito tempo por um certo padre, o Eduardo, em cima de um morro, cuja lenda fala de Moema e sua triste história. Outro padre, Nestor, vaticinou: “Essa Terra rica será ponto turístico, internacionalmente conhecido!” Esse padre morreu, não viu sua profecia se confirmar, mas quem viveu,viu! Talvez agora eles sejam como a borboleta mimeticamente escondida nas cascas das árvores, também estejam camuflados nesse lugar: na cidade, nas ruas, no morro, nas plantas... almas presentes voando imateriais e etéreos pelas ruas arborizadas daquela pequena cidadezinha. Talvez ainda sejam aquelas flores nas ruas, nos jardins, nas praças. Uma flor vermelha, tão rubra, vibrante, que a todos toca pela beleza e simplicidade.
Quem sabe andam abençoando calmante o jardim tão bem cuidado da tia, a Leonor, que sabiamente cuida da família, dos amigos, da vida: seus filhos, suas flores, suas hortaliças, suas frutas. Que cheiro bom daquele quintal! Cheiro de vida! Cheiro de amor! Você que mora na cidade já sentiu o cheiro inebriante e suculento de um figo maduro no pé? Já sentiu o prazer de o colher e comer calmamente saboreando cada pedacinho da fruta plantada e cuidada sem agrotóxicos? Já viu o erva doce amarelinho no pé? Pois é, erva doce não é escuro e feio como aquele que compramos no mercado pra fazer o chá!


Esses e outros prazeres só sabe quem visita o interior, seja de São Paulo, do Paraná, do Rio Grande do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

Visita à Fazenda Lageado - Botucatu-SP

Se você vai visitar Botucatu, cidade a 250 km de São Paulo, uma boa pedida é visitar a Fazenda Lageado, que fica ao lado do Bairro Paraíso. Essa é uma antiga fazenda de café, que mantém ainda os prédios antigos originais da fazenda: tulhas, moinhos, casa grande, hospedaria. O lugar é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois é tranqüilo, tem muito verde, rio, lagos, pássaros. A entrada da fazenda já é um cartão postal, pois parte da estrada é margeada por eucaliptos, o que deixa o local com aquele cheirinho gostoso, refresca o calor e a visão. Há um lago em frente à antiga hospedaria, onde atualmente funciona a Incubadora Tecnológica de Botucatu, muito apreciado por famílias que vêm com suas crianças, olham os marrecos, dão comida, chamam as aves que se aproximam e fazem a alegria dos pequenos. Mas se o seu objetivo é, além de visitar a fazenda, conhecer também o Museu do Café, que fica na antiga casa grande, então terá que se informar dos horários, porque aos domin