Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Cuesta, turismo e o Gigante Adormecido

 

Quando nos mudamos para a região de Botucatu, vindos de uma metrópole, cansados do cinza do concreto e de não ver o sol, nem sair muito, devido aos afazeres práticos da vida corrida de professor com um, dois empregos, cursando mestrado, pós, e construindo... queríamos poder sair, respirar ar puro! Ar puro! Nossa vista visse longe o horizonte!

Assim fizemos diversos passeios pela região.

Há um local aqui, que atrai muitos turistas, cujas proximidades,  nesses anos, mudou muito, devido aos empreendedores da área turística. Tudo tem o seu custo!

Pois bem, quando chegamos íamos a este lugar, parávamos o carro na entrada de alguma propriedade rural, íamos andando margeando a estrada e fotografando. Ou sentávamos sobre umas enormes rochas para aproveitar a paisagem. Não havia cercas!

Era comum as pessoas irem até este lugar, de carro, de moto, sentarem nestas rochas e olharem a belíssima paisagem! Só isto. Contemplar!

Com o tempo, o aumento do público visitante, acredito que o dono da área rural deve ter ficado irritado com tanta gente transitando nos seus domínios. Meteu uma cerca! Ainda há gente que pula a cerca e vai até as rochas e se senta por ali. Nós não.

Houve um bom desenvolvimento do turismo com restaurantes rurais, pousadas, tirolesa, chalés. Também as pessoas se preocuparam em sinalizar a região, indicando os locais para visitação dos turistas, sejam de fora da região, da nossa própria região. Isto foi muito bom!

Me incomoda ver a paisagem presa entre cercas particulares! Sei que não é área pública. Antes também não era. Mas a falta da cerca dava uma certa noção de proximidade com o Gigante Adormecido! Como se ele pudesse, a qualquer momento, se levantar e dar um “Oi”.

Ele ainda está lá. Deitado. Com sua enorme barriga pra cima. Seus enormes e rochosos pés juntos. Dependendo de onde se olhe, claro. Sua cabeça enorme olhando o imenso céu azul da cuesta de dia, contando as infinitas estrelas da via láctea à noite e mandando beijos infindáveis pra lua.

Muitas vezes ele, o Gigante, se esconde em meio à densa neblina, que fica baixa, no vale, cobrindo-o totalmente, que demora longas e lentas horas para se dissipar, assim deixando os turistas frustrados por não poderem vê-lo em toda sua exuberância.

Em outras ocasiões, esta neblina desaparece mais cedo, mais rápido, e lá está ele em meio às formações típicas da região, se exibindo entre o verde das matas e o azul azulíssimo do nosso céu. E vira o foco dos inúmeros fotógrafos profissionais ou amadores, que por ali passam. Se torna cenário de ensaios de casamento, de grávidas, de quinze anos.

E você, que está lendo este texto, conhece a Cuesta? Sabe da imensa importância dela para a recarga do Aquífero Guarani?

Então... aqui, no interior do nosso estado de São Paulo, está esta área, entre municípios, de geografia privilegiada, que é fundamental para recarregar de água o Aquífero, que fica bem abaixo do solo, muito longe dos nossos olhos, mas que é uma imensa reserva de água “incrustada” nas rochas.

Quando vier passear na região, lembre-se disto!

Não jogue lixo! Não deixe restos e sujeira no local, onde acampou. SEJA CONSCIENTE! AJUDE A PRESERVAR A NATUREZA!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O QUE FAZ UM SUPERVISOR DE ENSINO?

Recentemente após certa postagem no facebook, duas respostas em tom de gracejo, me deixaram extremamente irritada! Ambas davam a entender,   que os profissionais, que atuam na Supervisão de Ensino não trabalham! Existe esta “lenda” na rede   estadual, onde se fala que é a “supervidão”.   Assim como falam, que quem trabalha nos núcleos pedagógicos não trabalha. Assim como falam, que o Diretor de Escola não faz nada. Assim como falam que o Coordenador não faz nada... e por aí vai. Já estive em outras funções, sei o quanto se trabalha! Mas não vou falar dos outros. Vamos tratar do cotidiano do Supervisor de Ensino, tentando esclarecer ao público, com palavras simples, o que realiza e quais as responsabilidades deste profissional, que é o mais alto cargo na carreira docente no magistério oficial do Estado de São Paulo. Claro que, em uma única postagem, não é possível, mas aos que quiserem saber mais, gostarem de ler legislação poderão ler o recente Decreto de reestruturação da