IMPOSTÔMETRO

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Postagem em destaque

Incoerências da (IN)justiça

  Entrei, há algum tempo, com um processo judicial para ter reconhecido o direito à aposentadoria especial como professor. Sou professora de...

De novo o #iamspe

 

Sou servidora pública desde 1992. Nunca fiquei sem vínculo com o estado. Estamos em 2.021. Faça as contas! Pago o #iamspe, “convênio” dos servidores públicos, desde 1.992.

Durante diversos anos paguei, paralelamente, um convênio particular, cujo valor era promocional, devido à parceria com uma associação dos servidores públicos.

Paguei o #iamspe SEM NUNCA USAR DE 1992 A 2009, ou seja, 17 (dezessete anos) só pagando sem usar!

Quando mudamos para o interior do estado, comecei a usar, porque deixei de pagar o outro convênio, até porque quando chegamos na nova cidade HAVIA  uma rede particular credenciada, pequena, que atendia exames, consultas, além da Unesp da cidade, que também já atendia pelo #iamspe.

Muito pouco tempo depois, um ano ou dois, de nossa chegada no interior foram descredenciadas as clínicas e os laboratórios de análises clínicas! 

Restou somente um local particular, que atende para consultas ginecológicas. Se quiser fazer exame, como o Papanicolau, o #iamspe não paga nesta clínica! Veja o contrassenso. A mulher vai até a clínica, é consultada, mas não pode coletar o Papanicolau, porque o “convênio” não paga o exame! Eles também fazem ultrassom. Se a mulher precisar fazer um ultrassom, NÃO PODE FAZER NESTE LUGAR. POR QUÊ? O #iamspe não paga!

Como é o atendimento pelo #iamspe? 

Vou falar aqui dos obstáculos, que são colocados pelo próprio "convênio" para que possamos ser atendidos. Não vou falar dos profissionais da Unesp, onde a maioria dos médicos nos atende bem. Claro que tem uns, que parecem que só querem nos atender em menos de 5 minutos e nos despachar, como se estivessem fazendo um favor, ou  atendendo a um “leproso”, mas repito, felizmente estes NÃO SÃO A MAIORIA!

Um esclarecimento: a Unesp atende o #sus e diversos convênios particulares, não tenho a lista, mas já a vi colada na parede do local, onde se fazia a carteirinha da instituição.

Por atender pelo #sus, isto significa dizer, que atende todos os pequenos municípios de nossa região e de outras, onde não se tem nada além de uma pequena UBS para atender a população. As vezes que já estive na Unesp vi ônibus grandes, vários, chegando lotados, além das centenas de ambulâncias de cidades, cujos nomes são os mais diversos, de municípios de regiões longínquas, algumas a mais de 600 quilômetros daqui.

Quais as dificuldades/obstáculos, que o #iamspe coloca para os PAGANTES? Para os servidores públicos, QUE PAGAM E MANTÊM O #iamspe? Sim, os servidores! NÃO É O ESTADO, QUEM MANTÉM O INSTITUTO! ALIÁS O ESTADO ENTRA COM UM VALOR ÍNFIMO, INSIGNIFICANTE, IRRISÓRIO!

Então vamos aos obstáculos impostos pelo #iamspe aos servidores PAGANTES?

1.       Cotas para consultas.

2.       Agendas médicas abertas, cujas vagas se esgotam em um piscar de olhos! Ou seja, não se sabe quantas vagas existem para o atendimento aos PAGANTES DO #iamspe!

3.       Algumas especialidades NUNCA TÊM VAGA! Como é o caso do oftalmo, por exemplo!

4.       Retorno com o médico, NÃO É DEFINIDO PELO MÉDICO! O que o médico escreve dizendo o período necessário para o retorno, NUNCA É LEVADO EM CONTA! QUEM VAI DEFINIR A DATA DO SEU RETORNO É O #iamspe de acordo com as conveniências do #iamspe, NUNCA DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO PACIENTE, MUITO MENOS DE ACORDO COM A ESPECIFICAÇÃO MÉDICA!

5.       Certas terapias NÃO TEMOS DIREITO!

6.       Consultas não são marcadas de acordo com a necessidade do paciente! SOMENTE SE HOUVER VAGA, QUANDO HOUVER VAGA, SE HOUVER AGENDA ABERTA, SE FOR DE INTERESSE DO CONVÊNIO!

7.       O que a gente houve com frequência? Em Bauru tem vaga para esta especialidade. Em Bauru ou Sorocaba você pode fazer este exame!

Um absurdo que uma cidade como a nossa, onde se tem, segundo dizem, a maior quantidade per capita de médicos por habitantes a gente não tenha o direito de fazer consultas e exames sempre na cidade onde moramos!

Esta semana, depois de aguardar cerca de dois anos, passei com um médico. Evitei ao máximo marcar qualquer coisa, devido à pandemia, mas como a pandemia não acaba, a gente precisa cuidar da saúde, até porque com o teletrabalho surgiram doenças laborais, ou doenças, que já existiam pioraram e muito!

Fiz um comentário com o médico sobre as dificuldades com o #iamspe. O que ouvi? “Se você um dia precisar de uma cirurgia então...”

Você deve estar achando, que estou exagerando, afinal o discurso oficial é “Nós cuidamos das pessoas.” Ou ainda “O mais importante são as pessoas.”

Abaixo estão as negativas, que já tive, em alguns anos, por exemplo, de consulta com oftalmo.

Por que preciso consultar um oftalmo regularmente?

1.       É um DIREITO MEU TER ACESSO ÀS CONSULTAS.

2.       PAGO PARA ISTO MENSALMENTE, E DO ANO PASSADO PARA CÁ HOUVE UM ALMENTO SIGNIFICATIVO NESTES DESCONTOS.

3.       O ESTADO NÃO ESTÁ ME FAZENDO NENHUM FAVOR!

4.       UTILIZO ÓCULOS DESDE OS 23 ANOS E PRECISO DE ACOMPANHAMENTO REGULAR!

Preciso de outro profissional, a quem devo recorrer a cada 3 (três ou quatro meses) por ano, mas este como NÃO CONSIGO NUNCA MARCAR AS CONSULTAS COM ESTA REGULARIDADE, sou obrigada a pagar as consultas! Por que não consigo marcar? O “convênio” #iamspe NÃO PERMITE! NÃO DEIXA MARCAR CONSULTAS, QUANDO NÓS NECESSITAMOS!

NÓS PAGAMOS O #iamspe. NÓS MANTEMOS FINANCEIRAMENTE O #iamspe, MAS O #iamspe NOS TRATA COMO SE ESTIVESSE NOS FAZENDO UM FAVOR! NÃO SOMOS TRATADOS COM O RESPEITO, QUE MERECEMOS!

Somos os mantenedores do #iamspe e não temos, no Instituto, transparência nos gastos com o nosso dinheiro! Transparência nos gastos de recursos, no setor público, É OBRIGAÇÃO!

Abaixo alguns registros das negativas, que já tive no desde que comecei a utilizar o referido “convênio”. Isto sem falar, que diversas vezes desisti de marcar consulta, ou retorno, devido às dificuldades impostas pelo #iamspe para OS PAGANTES!

Os registros só existem a partir do momento, que pudemos fazer agendamento pelo site, porque antes as tentativas de agendamento ocorriam por telefone, bem como as respostas negativas.








#iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe 

#iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe    #iamspe     #iamspe       #iamspe     #iamspe       #iamspe     #iamspe      #iamspe     #iamspe     #iamspe     #iamspe        #iamspe     #iamspe

#mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp    #mpsp    #mpsp      #mpsp
#mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp    #mpsp    #mpsp      #mpsp
#mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp    #mpsp    #mpsp      #mpsp
#mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp    #mpsp    #mpsp      #mpsp
#mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp   #mpsp    #mpsp     #mpsp    #mpsp    #mpsp      #mpsp

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...