Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Altiva e majestosa paineira da Pinacoteca

Nesta época, outono (segunda quinzena de abril), ela é mais chamativa, pois está totalmente coberta de flores rosas.Certa vez ouvi uma história, contada pela Prof.ª Clarice, professora de Geografia da rede estadual, que era amiga próxima da pessoa, que, segundo ela, contou a história do plantio desta belíssima e frondosa árvore, que embeleza a praça do antigo fórum.

 

Quem é morador de Botucatu ou passa pela cidade à passeio e visita o centro histórico, já deve ter notado na praça da Pinacoteca uma imensa paineira, que se localiza nos fundos da praça, na parte voltada para a Rua General Telles. Quem desce a general Telles nesta época, sentido centro (único sentido da rua, mão única) verá, mesmo de longe, uma árvore muito frondosa, cuja copa majestosa se visualiza a diversas quadras de distância.

Sempre gostei desta árvore, por isto tenho algumas fotos dela. A paineira é uma árvore bem comum na região, tanto que ao descermos a Serra de Botucatu, sentido Conchas, vemos belos espécimes dela, seja nas propriedades rurais ou em remanescentes de mata existentes na região.

Neste final de semana contatei a Clarice e pedi a ela, se poderia enviar um relato a respeito da história da paineira, porque não lembrava mais os detalhes.

Ela me relatou que em meados dos anos 1970 a benfeitora da nossa paineira, teria vindo passar uma temporada na cidade, mais especificamente na casa, onde hoje se localiza a loja da Universo Natural, ou na casa ao lado. O esposo de Branca Lucia Neiva de Carvalho e Silva, D. Branquinha, filha da benfeitora, o Dr. Amauri de Carvalho e Silva, teria um consultório no mesmo lugar, onde  também moravam.  Ele era médico pediatra e trabalhou muito tempo em postos de saúde, no Hospital Sorocabana. Com certeza várias gerações de crianças foram cuidadas por ele!

Como a D. Branca Lúcia, mãe de D. Branquinha, gostava muito de plantas, sempre estava por ali, nas imediações do antigo fórum, cuidava das plantas, assim resolveu então plantar a nossa querida paineira rosa, por isto ela foi plantada, onde está até hoje, em frente a casa onde morou a amada filha e família.

Busquei, na internet, fotos antigas do fórum, tentando encontrar alguma, que tivesse sido feita da rua general Telles, porque assim poderíamos ver se em tal registro ela, a paineira rosa, aparecia. Não tive muito sucesso nesta busca. Talvez algum parente de D. Branquinha, ou até mesmo, ex- funcionário do fórum tenha uma foto, que nos mostre o prédio visto da general Telles. Se alguém tiver e puder escanear e nos enviar colocaremos nesta postagem com o maior prazer!

Hoje, 24/04, passei pela rua General Telles, claro, parei para dar um oi para a nossa homenageada. Agora a florada dela não está mais tão chamativa, porque as flores estão pintando um imenso tapete rosa no entorno do seu imenso e forte caule.

Deixo mais abaixo  algumas imagens dela, assim você pode ter uma noção do tamanho desta cinquentenária!


Expediente:

Agradecimentos muito especiais:

- à Prof.ª Clarice Santos, que gentilmente me contou, pela segunda vez, a história do plantio da paineira.

- ao Prof. Eduardo Rosseto (Du), por ceder duas fotos, que estão ilustrando a postagem.


Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol



Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol



Foto by: Mary Delfiol


#botucatu    #spinterior    #paineirarosa    #paineira   #natureza    #nature    #história  

#cidade     #interior     #turismo     #pinacoteca    #pina   #pinacotecadointerior 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O QUE FAZ UM SUPERVISOR DE ENSINO?

Recentemente após certa postagem no facebook, duas respostas em tom de gracejo, me deixaram extremamente irritada! Ambas davam a entender,   que os profissionais, que atuam na Supervisão de Ensino não trabalham! Existe esta “lenda” na rede   estadual, onde se fala que é a “supervidão”.   Assim como falam, que quem trabalha nos núcleos pedagógicos não trabalha. Assim como falam, que o Diretor de Escola não faz nada. Assim como falam que o Coordenador não faz nada... e por aí vai. Já estive em outras funções, sei o quanto se trabalha! Mas não vou falar dos outros. Vamos tratar do cotidiano do Supervisor de Ensino, tentando esclarecer ao público, com palavras simples, o que realiza e quais as responsabilidades deste profissional, que é o mais alto cargo na carreira docente no magistério oficial do Estado de São Paulo. Claro que, em uma única postagem, não é possível, mas aos que quiserem saber mais, gostarem de ler legislação poderão ler o recente Decreto de reestruturação da