João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Postagem em destaque

menopausa: DE NOVO!

  Há algum tempo, quando estava começando a vivenciar os primeiros sintomas da menopausa fiz uma postagem aqui. Há cerca de dois anos, ant...

Altiva e majestosa paineira da Pinacoteca

Nesta época, outono (segunda quinzena de abril), ela é mais chamativa, pois está totalmente coberta de flores rosas.Certa vez ouvi uma história, contada pela Prof.ª Clarice, professora de Geografia da rede estadual, que era amiga próxima da pessoa, que, segundo ela, contou a história do plantio desta belíssima e frondosa árvore, que embeleza a praça do antigo fórum.

 

Quem é morador de Botucatu ou passa pela cidade à passeio e visita o centro histórico, já deve ter notado na praça da Pinacoteca uma imensa paineira, que se localiza nos fundos da praça, na parte voltada para a Rua General Telles. Quem desce a general Telles nesta época, sentido centro (único sentido da rua, mão única) verá, mesmo de longe, uma árvore muito frondosa, cuja copa majestosa se visualiza a diversas quadras de distância.

Sempre gostei desta árvore, por isto tenho algumas fotos dela. A paineira é uma árvore bem comum na região, tanto que ao descermos a Serra de Botucatu, sentido Conchas, vemos belos espécimes dela, seja nas propriedades rurais ou em remanescentes de mata existentes na região.

Neste final de semana contatei a Clarice e pedi a ela, se poderia enviar um relato a respeito da história da paineira, porque não lembrava mais os detalhes.

Ela me relatou que em meados dos anos 1970 a benfeitora da nossa paineira, teria vindo passar uma temporada na cidade, mais especificamente na casa, onde hoje se localiza a loja da Universo Natural, ou na casa ao lado. O esposo de Branca Lucia Neiva de Carvalho e Silva, D. Branquinha, filha da benfeitora, o Dr. Amauri de Carvalho e Silva, teria um consultório no mesmo lugar, onde  também moravam.  Ele era médico pediatra e trabalhou muito tempo em postos de saúde, no Hospital Sorocabana. Com certeza várias gerações de crianças foram cuidadas por ele!

Como a D. Branca Lúcia, mãe de D. Branquinha, gostava muito de plantas, sempre estava por ali, nas imediações do antigo fórum, cuidava das plantas, assim resolveu então plantar a nossa querida paineira rosa, por isto ela foi plantada, onde está até hoje, em frente a casa onde morou a amada filha e família.

Busquei, na internet, fotos antigas do fórum, tentando encontrar alguma, que tivesse sido feita da rua general Telles, porque assim poderíamos ver se em tal registro ela, a paineira rosa, aparecia. Não tive muito sucesso nesta busca. Talvez algum parente de D. Branquinha, ou até mesmo, ex- funcionário do fórum tenha uma foto, que nos mostre o prédio visto da general Telles. Se alguém tiver e puder escanear e nos enviar colocaremos nesta postagem com o maior prazer!

Hoje, 24/04, passei pela rua General Telles, claro, parei para dar um oi para a nossa homenageada. Agora a florada dela não está mais tão chamativa, porque as flores estão pintando um imenso tapete rosa no entorno do seu imenso e forte caule.

Deixo mais abaixo  algumas imagens dela, assim você pode ter uma noção do tamanho desta cinquentenária!


Expediente:

Agradecimentos muito especiais:

- à Prof.ª Clarice Santos, que gentilmente me contou, pela segunda vez, a história do plantio da paineira.

- ao Prof. Eduardo Rosseto (Du), por ceder duas fotos, que estão ilustrando a postagem.


Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol



Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol

Foto by: Mary Delfiol



Foto by: Mary Delfiol


#botucatu    #spinterior    #paineirarosa    #paineira   #natureza    #nature    #história  

#cidade     #interior     #turismo     #pinacoteca    #pina   #pinacotecadointerior 

Nenhum comentário:

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...