Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

ATUALIZAÇÃO: A ARRECADAÇÃO CAIU. SERÁ?


Nunca fiz isto, de atualizar algo, após a postagem de uma matéria no blog, mas há alguns dias algo me chamou muito a atenção.
Fizemos a postagem sobre a arrecadação de impostos e para tanto usamos informações, até então, disponíveis no muito conhecido e popular Impostômetro.
Coincidência ou não, alguns dias depois da nossa postagem, voltei a acessar o Impostômetro, até porque há um banner dele neste blog, porque acredito, que o cidadão, todo ele, precisa ter conhecimento do quanto se arrecada no seu Estado, no seu município e no País, desta forma tenham, talvez, uma dimensão, do quanto PAGAMOS para o Governo, seja ele Federal, Estadual, Municipal, da quantidade ínfima de benefícios, que retornam ao cidadão. Me incluo aqui, nesta porcentagem, que tem muito pouco retorno, do muito que pago, descontado na minha folha de pagamento, e não é pouco, reduz meu salário, meu poder de compra, minha qualidade de vida! 
Voltando ao acesso ao Impostômetro, verifiquei que havia um aviso no site, dizendo que fariam uma "calibração" no mesmo, em face da dinâmica instituída no comércio como um todo, devido às mudanças ocorridas no Brasil, devido à pandemia do coronavirus, ou covid-19, que decretou o fechamento do comércio, deixando somente em funcionamento, com algumas restrições, aqueles considerados serviços essenciais, como os voltados ao mercado da alimentação.

Por alguns dias o banner existente, aqui neste site, ficou com mensagem de erro, ou seja, não abria, porque estavam, acredito, fazendo a calibração.
Logo que retornou o funcionamento, acessei o referido site e printei a tela, pois assim veremos o efeito da calibração, após esta nova dinâmica comercial provocada por esta mudança radical no nosso cotidiano pessoal, profissional e de consumo ocasionados pela pandemia. 

Por enquanto não sabemos até quando vai a pandemia e estas medidas restritivas e nem até quando o comércio e as grandes, pequenas e médias empresas vai conseguir se manter?
Algumas medidas já sabemos estão penalizando, mais uma vez, o trabalhador! Que ficará sem parte do seu salário, ou a maior parte dele, até mesmo sem ser consultado, como orienta e disciplina o texto da Medida Provisória do Governo Federal. 
Até quando a maioria das famílias, que têm como única fonte de renda o seu trabalho, as vezes o trabalho do pai ou da mãe ou da avó, vão conseguir se manter! 
Depois disto tudo, o que ocorrerá com o mercado do consumo de bens e serviços? 
O que vai mudar no comportamento humano, depois disto tudo? 

A solidariedade que, aparentemente, agora atinge todas as camadas sociais, vai continuar? Ou cada um voltará a se fechar nas suas quatro paredes, na frente da tela da sua TV, do seu tablet, do seu celular, esquecer, que precisamos uns dos outros? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e