Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Concurseiro? Esta postagem é para você!


“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”
Mario Quintana

Vou contar um pouco de minha experiência em concursos públicos. Já fiz vários e fui aprovada em todos!
Fiz concurso do SESI, por duas vezes!
Concurso da Prefeitura de Santo André para Professor.
Fiz concurso para Diretor de Escola, por duas vezes, sendo aprovada nas duas. No último concurso em 2017, entre 30.000 candidatos no Estado de São  Paulo, passei na colocação 228º.
Prestei duas vezes para concurso de Supervisor de Ensino, um em 2008, outro agora em 2019. No de 2008 não fiquei bem classificada e a quantidade de vagas oferecidas, até o concurso caducar, não chegou até a minha colocação.  No concurso de 2019, que está em curso, não tenho todos os resultados, mas na prova objetiva tive 75% de aproveitamento, ou seja, de acertos.
Somente no concurso para Diretor de Escola de 2017 fiz um curso, aos sábados, por cerca de um ano, com uma empresa especializada em concursos. Apesar de ser uma empresa especialista no assunto, nem todos os professores contratados vinham para trabalhar, por isto não assisti todas as aulas na íntegra! Após trabalhar a semana toda eu não ia para lá para ouvir um “embromation”. Eu ia para aproveitar os conhecimentos, que aquele profissional me proporcionaria. Não estava rendendo? Tchau!! Ia pra casa descansar!
Já ia me esquecendo... Também fiz concurso para Professor de Educação Básica II, o qual assumi e estou para me aposentar, em breve.... se o Governo atual não mudar as regras...
Pela leitura acima talvez você esteja se perguntando, como fui aprovada, se não fiz cursos específicos!
Bem, todos os concursos são da área para a qual estudei! Fiz duas faculdades PRESENCIAIS: Letras e Pedagogia. Depois não parei no tempo! Continuei fazendo cursos de atualização e de pós graduação, além, é claro, de cursos de formação em serviço, os quais não tinham certificado. Fiz duas pós graduações: uma em Gestão Educacional, voltada para a escola; Gestão da Rede Pública, voltada para a Supervisão de sistema.
Além dos cursos e formações em serviço, nas funções que desempenhei e desempenho sempre a leitura fez parte integrante do meu cotidiano!
Esta é a primeira “dica”: ler muito! Se quiser saber mais a respeito da relevância da leitura, pode acessar outras postagens, aqui no blog mesmo, que trataram do assunto. Pode pesquisar, no campo para isto, e digite “leitura”, que sairá uma lista dos textos disponíveis.
Você começou esta leitura pensando, que eu iria fazer uma lista das 10 dicas para concurseiros? Das 100 melhores dicas para concurseiros?
Não. Isto tudo já existe!
Se você pensa que fazendo estudos pontuais de determinados assuntos terá excelentes resultados... até pode ser se você tiver uma excelente memória!
A ferramenta principal para adquirir e compreender novos conhecimentos é ter uma leitura fluente e um bom repertório vocabular, pois a leitura e interpretação de textos é imprescindível para a vida, e também para ir bem em concursos!
Tenha como hábito, ao fazer as leituras, consultar as dúvidas que tiver, em relação ao significado de determinada palavra, em um dicionário ou em um aplicativo. Existem vários aplicativos, um deles se chama “sinônimos”. Antes de consultar o significado tente entender o significado pelo contexto, pelo “geral do texto”, se não conseguir entender, aí sim vá para o dicionário ou aplicativo.
Além da leitura, dos estudos específicos para o concurso, os conhecimentos, que você adquiriu no decorrer de sua vida acadêmica, são importantíssimos, pois estes poderão ser resgatados e aprofundados para o concurso, que você pretende prestar!
Juntando tudo isto, também é importante a maneira como você fará sua prova! Controlar o tempo dedicado às questões. Como? Se sabe a resposta, ótimo, se não sabe, coloque um símbolo ao lado desta questão, passe para a próxima, talvez durante a leitura das demais encontre a resposta, que necessita ou então, caso não encontre, ainda sobrará tempo para retornar a ela, relê-la e mudar de alternativa, se for o caso.

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
Paulo Freire

 #leitura   #concursos   #concurseiros  #dicas   #novidades  #aplicativo  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...