terça-feira, 2 de abril de 2019

Concurseiro? Esta postagem é para você!


“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”
Mario Quintana

Vou contar um pouco de minha experiência em concursos públicos. Já fiz vários e fui aprovada em todos!
Fiz concurso do SESI, por duas vezes!
Concurso da Prefeitura de Santo André para Professor.
Fiz concurso para Diretor de Escola, por duas vezes, sendo aprovada nas duas. No último concurso em 2017, entre 30.000 candidatos no Estado de São  Paulo, passei na colocação 228º.
Prestei duas vezes para concurso de Supervisor de Ensino, um em 2008, outro agora em 2019. No de 2008 não fiquei bem classificada e a quantidade de vagas oferecidas, até o concurso caducar, não chegou até a minha colocação.  No concurso de 2019, que está em curso, não tenho todos os resultados, mas na prova objetiva tive 75% de aproveitamento, ou seja, de acertos.
Somente no concurso para Diretor de Escola de 2017 fiz um curso, aos sábados, por cerca de um ano, com uma empresa especializada em concursos. Apesar de ser uma empresa especialista no assunto, nem todos os professores contratados vinham para trabalhar, por isto não assisti todas as aulas na íntegra! Após trabalhar a semana toda eu não ia para lá para ouvir um “embromation”. Eu ia para aproveitar os conhecimentos, que aquele profissional me proporcionaria. Não estava rendendo? Tchau!! Ia pra casa descansar!
Já ia me esquecendo... Também fiz concurso para Professor de Educação Básica II, o qual assumi e estou para me aposentar, em breve.... se o Governo atual não mudar as regras...
Pela leitura acima talvez você esteja se perguntando, como fui aprovada, se não fiz cursos específicos!
Bem, todos os concursos são da área para a qual estudei! Fiz duas faculdades PRESENCIAIS: Letras e Pedagogia. Depois não parei no tempo! Continuei fazendo cursos de atualização e de pós graduação, além, é claro, de cursos de formação em serviço, os quais não tinham certificado. Fiz duas pós graduações: uma em Gestão Educacional, voltada para a escola; Gestão da Rede Pública, voltada para a Supervisão de sistema.
Além dos cursos e formações em serviço, nas funções que desempenhei e desempenho sempre a leitura fez parte integrante do meu cotidiano!
Esta é a primeira “dica”: ler muito! Se quiser saber mais a respeito da relevância da leitura, pode acessar outras postagens, aqui no blog mesmo, que trataram do assunto. Pode pesquisar, no campo para isto, e digite “leitura”, que sairá uma lista dos textos disponíveis.
Você começou esta leitura pensando, que eu iria fazer uma lista das 10 dicas para concurseiros? Das 100 melhores dicas para concurseiros?
Não. Isto tudo já existe!
Se você pensa que fazendo estudos pontuais de determinados assuntos terá excelentes resultados... até pode ser se você tiver uma excelente memória!
A ferramenta principal para adquirir e compreender novos conhecimentos é ter uma leitura fluente e um bom repertório vocabular, pois a leitura e interpretação de textos é imprescindível para a vida, e também para ir bem em concursos!
Tenha como hábito, ao fazer as leituras, consultar as dúvidas que tiver, em relação ao significado de determinada palavra, em um dicionário ou em um aplicativo. Existem vários aplicativos, um deles se chama “sinônimos”. Antes de consultar o significado tente entender o significado pelo contexto, pelo “geral do texto”, se não conseguir entender, aí sim vá para o dicionário ou aplicativo.
Além da leitura, dos estudos específicos para o concurso, os conhecimentos, que você adquiriu no decorrer de sua vida acadêmica, são importantíssimos, pois estes poderão ser resgatados e aprofundados para o concurso, que você pretende prestar!
Juntando tudo isto, também é importante a maneira como você fará sua prova! Controlar o tempo dedicado às questões. Como? Se sabe a resposta, ótimo, se não sabe, coloque um símbolo ao lado desta questão, passe para a próxima, talvez durante a leitura das demais encontre a resposta, que necessita ou então, caso não encontre, ainda sobrará tempo para retornar a ela, relê-la e mudar de alternativa, se for o caso.

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
Paulo Freire

 #leitura   #concursos   #concurseiros  #dicas   #novidades  #aplicativo  

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Visão e tecnologia

Não viajo para o exterior. Não que não tenha vontade, mas com o que ganho, tenho que eleger prioridades, aliás coisa que fiz minha vida to...

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...